Lixeiras serão instaladas em todas as comunidades do interior de Passos Maia

Recolhimento do lixo nas comunidades será realizado por caminhões da Prefeitura

Uma medida para facilitar o recolhimento do lixo produzido pelos moradores do interior está sendo readotada em Passos Maia. A Secretaria de Agricultura do município deve iniciar ainda neste mês a instalação de lixeiras em todas as comunidades, com um caminhão da Prefeitura fazendo a coleta posteriormente. O trabalho já ocorreu em outras ocasiões, mas as lixeiras acabaram sumindo dos locais.

As primeiras localidades a receberem serão Santo Antonio, Zumbi dos Palmares I e II, 29 de Junho, 20 de Novembro, Conquista do Sepé, Madre Cristina e Linha Tigre. “A gente pede para que as pessoas coloquem o lixo dentro de uma bolsa de ráfia, amarrem bem e levem até a lixeira da comunidade. O orgânico pode ir para compostagem”, explica a responsável pelo setor de Meio Ambiente no município, Diandra Dequigiovani.

Segundo ela, em várias ocasiões foram contratados caminhões para a coleta, mas os veículos percorriam as localidades e retornavam praticamente vazios. “Por isso mudamos. O lixo será recolhido pelos caminhões da Secretaria de Infraestrutura no momento em que realizam serviços nas comunidades, conforme a necessidade”.

“Também pedimos encarecidamente para que as pessoas não levem os latões de lixo que vão ser instalados. Se alguma pessoa observar alguém fazendo isso, pode ligar na Secretaria e denunciar anonimamente para que sejam tomadas as providências”, pede a responsável.

Além das lixeiras no interior, os moradores da cidade podem entrar em contato e solicitar a instalação em algum ponto. Diandra ainda aproveita para orientar a população a não colocar alimentos no lixo, evitando que animais soltos na rua virem as lixeiras e sujem as ruas. “A orientação é que façam a compostagem, que é uma cavidade na terra para depositar o material orgânico, aquele que se decompõe na natureza e se transforma em adubo”, finaliza.

Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia