You are currently viewing Programa Saúde Bucal viabiliza a reabilitação oral de 340 famílias

Programa Saúde Bucal viabiliza a reabilitação oral de 340 famílias

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Secretaria Municipal de Saúde de Lajeado Grande, através do Programa Saúde Bucal, atendeu, até o momento, aproximadamente 340 famílias na recuperação da saúde bucal com a implantação de próteses.

Segundo a cirurgiã-dentista Grasiele Claudia Bruschi, Coordenadora do Programa Saúde Bucal, o recurso permitiu a confecção de 600 próteses. “Este é um recurso que vem do Ministério da Saúde, através da portaria nº 1.825/2012, que disponibiliza recursos para a confecção de próteses dentárias. Nestes três anos já foram confeccionadas aproximadamente 600 próteses”.

A Secretária Municipal de Saúde, Inelve Tereza Maraschin Dierings falou do trabalho realizado pela equipe. “O setor de saúde bucal é composto por três cirurgiões-dentistas, Grasiele Claudia Bruschi, coordenadora que atua 40 horas semanais, Adair Matiello e Valdemar Busatta, com sete horas semanais cada, além das auxiliares de consultório Gessika Zmijevski e Marlei Marina ambas atuando 40 horas semanais. Esta equipe atende a população com procedimentos de restaurações dentárias, raspagens, limpezas, radiografias, instalação de próteses dentárias sem custo nenhum, além de orientações e palestras nos grupos”.

Além dos atendimentos na Unidade de Saúde, Inelve ressalta o atendimento para as crianças na escola. “Realizamos mensalmente atividades educativas, preventivas, brincadeiras recreativas, vídeos educativos, orientações, escovação supervisionada e aplicação de bochecho fluoretado na Escola Municipal Irmã Blandina Cisz e Jardim da Infância Cantinho da Alegria. Assim, desde pequenos as crianças aprendem a cuidar da saúde bucal e evitar maiores problemas.”

O prefeito Valmir Locatelli destacou a importância do cuidado com a saúde da boca. “Nossa Secretaria de Saúde tem um cuidado especial com a saúde da boca. Tratar dos dentes não é só resolver um problema da boca. Uma pessoa com problemas dentários tem problemas de baixa autoestima, dificuldade para se relacionar e acaba tento outros problemas de saúde. A prevenção em saúde é sempre a melhor opção, por isso convidamos a população para procurar a Unidade de Saúde para visitar o dentista, também. É bom que as pessoas aproveitem as férias escolares que estão chegando para toda a família visitar o dentista”.

O Programa Saúde Bucal disponibiliza, ainda, escovas e cremes dentais para distribuição gratuita na Unidade de Saúde para todos os munícipes.

VSD Marketing & Comunicação – Ascom Lajeado Grande