Áreas do município foram reorganizadas para melhorar serviços à população
Um ano depois de iniciado, o remapeamento de todo o território de Ponte Serrada foi concluído nesta terça-feira, dia 23, pela administração municipal. O novo planejamento vai melhorar os serviços realizados pela Secretaria de Saúde. Um evento no Centro dos Idosos reuniu profissionais do setor para a apresentação dos mapas onde atuarão as 21 agentes comunitárias de saúde contratadas pelo município.
Ponte Serrada teve o território todo remapeado após um trabalho desenvolvido pela empresa Vital Treinamento, de União da Vitória (PR). “Nós fizemos um diagnóstico local do município, onde constatamos que toda a estratégia de saúde estava dividida de forma errada”, destacou a enfermeira Patricia de Faria, dona da empresa e responsável pela apresentação do projeto durante o evento desta terça.
Ela assegurou que o trabalho vai melhorar de forma significativa as ações da Secretaria. “Nós refizemos a contagem de todas as pessoas, com o cadastro dos usuários e a divisão em quatro Estratégias de Saúde da Família (ESF), que são os postos de saúde”. Patrícia disse que agora os moradores têm uma unidade fixa para realizar qualquer tipo de procedimento, de acordo com o local onde residem.
“Também dividimos as agentes de forma igualitária na questão do número de usuários para o atendimento nas visitas domiciliares”, informou a enfermeira, lembrando que antes algumas agentes chegavam a ter mais de mil pessoas e outras pouco mais de cem para as visitas. “Isso melhora todo o processo de trabalho, o atendimento à população e a organização das ações da Secretaria de Saúde”.
A secretária de Saúde de Ponte Serrada, Ana Paula Lorenzeti, acredita que os benefícios logo serão sentidos por todos, desde a população aos profissionais. “O maior benefício é a organização do serviço, onde cada ESF ficou com praticamente o mesmo número de usuários, o que evita que uma unidade fique ociosa e outra com uma super demanda”.
Cartões
No evento as agentes comunitárias de saúde já receberam os cartões que conterão os dados de cada morador do município. “A partir de 1º de julho elas vão passar nas casas para preencher os Cartões de Atendimento, onde cada ESF ficou definida por uma cor. Todo e qualquer atendimento que a pessoa precisar da unidade de saúde agora ela terá que ter em mãos esse cartão, juntamente com o Cartão do SUS”, explicou Ana Paula.
Investimento em qualidade
O prefeito Eduardo Coppini (Duda) recebeu da empresa o remapeamento concluído. Ele reforçou que o investimento da administração foi realizado para melhorar a qualidade dos serviços. “O remapeamento é uma ação técnica da administração municipal para que nós consigamos com isso fazer uma distribuição melhor das agentes por localidade e um atendimento de melhor qualidade. As agentes agora têm uma área muito bem delimitada e cada cidadão também vai saber a sua área de atendimento”, destacou Duda.
Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada