A Secretaria de Saúde de São Domingos, juntamente com o Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta segunda-feira (22), a 5ª Conferência Municipal de Saúde. O evento reuniu no Centro de Múltiplo Uso, além dos profissionais da saúde do município, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), entidades e conselhos municipais, profissionais de educação, imprensa e demais pessoas da comunidade.
Durante a manhã, a secretária de saúde, Elieze Comachio, apresentou as políticas públicas desenvolvidas no município e também relatou as experiências da secretaria em relação à saúde pública de São Domingos. Logo após, a palestrante Dirce Maria Schneider, especialista em Gestão de Sistema e Serviços de Saúde, abordou a temática “Mais saúde de qualidade para o povo: um direito de todos” e auxiliou no desenvolvimento das propostas e projetos da 5ª Conferência Municipal de Saúde.
Dirce se disse surpresa com a participação popular durante a conferência e ficou muito satisfeita com as políticas públicas desenvolvidas no município, a fim de garantir uma saúde pública de qualidade para a população. “A partir do relato da secretária Elieze, podemos perceber que São Domingos possui políticas públicas efetivas, que garantem a qualidade na atenção básica e o atendimento humanizado e integral às famílias são-dominguenses”, afirma.
Para a secretária de saúde, Elieze Comachio, a 5ª Conferência Municipal de Saúde demonstra o comprometimento e a responsabilidade do Governo Municipal com a saúde de São Domingos e proporciona um debate popular e democrático, ouvindo as demandas da população, que torna possível o desenvolvimento de políticas públicas na área da saúde que sejam efetivas e resolutivas. “Hoje, pudemos perceber que a saúde pública é um interesse de suma importância para nossa população, por isso todas as propostas foram debatidas e discutidas com propriedade, dando espaço para todos apresentarem suas necessidades e desafios para a saúde pública do nosso município, estado e para todo o país”, explica.
Elieze destacou, ainda, as ações desenvolvidas pelo Governo Municipal para garantir uma saúde de qualidade à população. “Somente através de um governo verdadeiramente preocupado em oferecer uma saúde pública de qualidade, é que conseguimos garantir um atendimento médico completo, que conta com nove médicos, inclusive pediatra, ginecologista/obstetra e plantonista, uma farmácia 24 horas com 650 tipos de medicamentos a disposição da população de forma gratuita, atendimento especializado de fisioterapeuta, fonoaudióloga, nutricionista, dentista e psicólogos, uma infraestrutura adequada e confortável, exames laboratoriais e especializados gratuitos, pronto-atendimento 24 horas e muitas outras ações que garantem a todos os são-dominguenses uma saúde que é referência em toda a região”, ressalta.
O vice-prefeito Sandro Figueiró esteve presente no evento, representando o prefeito municipal Alcimar de Oliveira (Kiko), que está em viagem a Brasília. O vice-prefeito reforçou o compromisso do Governo Municipal em garantir políticas públicas de qualidade em todas as áreas, seja na saúde, educação, assistência social, agricultura, entre outros. “Nosso objetivo enquanto Governo Municipal é oferecer à população meios para que tenham uma vida digna e feliz, em uma cidade que tenha oportunidades e políticas públicas que permitam o crescimento de todos”, comenta.
ACADEMIA DA SAÚDE
Outro investimento bastante importante na prevenção e promoção da saúde no município de São Domingos foi a implantação do polo de Academia da Saúde, Modalidade Ampliada. O local dispõe de dois ambientes, sendo: um ambiente externo, com 16 equipamentos ao ar livre e, outro ambiente interno, todo climatizado, com 12 aparelhos e equipamentos profissionais. Além disso, os trabalhos são coordenados por uma profissional de Educação Física, a professora Adriana Welter, responsável por prestar o atendimento a comunidade. Para isso, Adriana esteve presente na V Conferência Municipal de Saúde, realizando atividades de alongamento com todos os presentes e reforçando ainda mais, a preocupação do Governo Municipal com a saúde pública do município.
Keli Camiloti – Ascom São Domingos