Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social de Lajeado Grande e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-Senar está proporcionando aos produtores rurais do município o acesso à informática e a internet, através do Programa de Inclusão Digital.
O programa atende não somente aos produtores, mas também os familiares, e desde seu início, em abril deste ano, já formou duas turmas, uma em maio e outra em junho.
A secretária municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, Linete Girotto, destacou que o programa facilitou o acesso dos produtores ao curso. “Foram duas turmas de 10 alunos cada, que receberam, sem precisar sair do município, treinamento em Windows, Office e internet, ferramentas muito utilizadas nos dias de hoje”.
Ainda segundo a secretária as turmas são montadas com, no máximo, 10 alunos com idade a partir de 16 anos. O curso é dividido em três etapas, totalizando uma carga horária de 48 horas, com duas aulas semanais ministradas pelo professor Evandro Alves, designado pelo Senar.
Para o prefeito Valmir Locatelli, o produtor rural não pode ser deixado à margem do conhecimento tecnológico. “As pessoas que vivem na cidade tem acesso muito fácil ao computador, aos cursos de informática e a internet. O homem do campo e sua família não tem essa facilidade. Mas a tecnologia já está no campo, através da telefonia e da internet, então precisamos preparar e dar condições do nosso produtor rural acompanhar o desenvolvimento que está batendo à sua porta.”
VSD Marketing & Comunicação – Ascom Lajeado Grande