You are currently viewing Lajeado Grande aprova propostas na V Conferência Municipal de Saúde

Lajeado Grande aprova propostas na V Conferência Municipal de Saúde

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Na tarde desta quinta-feira (18) foi realizada em Lajeado Grande a V Conferência Municipal de Saúde, com o tema Saúde Pública de Qualidade para cuidar das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro.

Organizada pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde, a conferência elaborou propostas e elegeu os delegados que representarão o município na Conferência Estadual e abordou sete eixos temáticos sobre o Sistema Único de Saúde:

  1. Direito à Saúde, garantia de acesso e Atenção de qualidade;
  2. Participação e controle social;
  3. Valorização do trabalho e da educação em saúde;
  4. Financiamento do SUS e relação público-privado;
  5. Gestão do SUS e modelos de Atenção à Saúde;
  6. Informação, educação e política de comunicação do SUS;
  7. Ciência, tecnologia e inovação no SUS.

O prefeito Valmir Locatelli destacou a participação popular para cobrar mais investimentos em saúde. “Mais uma vez estamos aqui para definirmos as políticas públicas na área da saúde. É importante a participação de todos, como bem diz o tema desta Conferência. Precisamos cobrar mais investimentos federais e estaduais na área da saúde, porque, apesar do SUS ser de todos e para todos, os municípios é que arcam com a maior carga de responsabilidade quando se trata do atendimento direto da população.”

Locatelli também avaliou as atividades que estão sendo realizadas no município. “Graças ao empenho dos profissionais de saúde, o município de Lajeado Grande é destaque no atendimento a população. Para cuidar bem da saúde da população a fórmula é uma só: prevenção. Neste quesito também nos destacamos, realizando a vacinação contra a gripe H1N1 para toda a população, além dos grupos de riscos elencados pelo Ministério da Saúde”.

A secretária Municipal de Saúde fez um breve relato da história da saúde no município. “No início, em meados de 1918, as pessoas que ficavam doentes se tratavam com ervas medicinais e os partos eram feitos por parteiras. Atualmente a Secretaria conta com uma equipe de ESF completa, com saúde bucal e uma equipe de NASF, um plano Municipal de Saúde construído por representantes de todos os seguimentos do município e um conselho Municipal de Saúde atuante e participativo”.

Foram eleitos quatro delegados : Franciele Braggio Biffi, Inelve T. M. Dierings, Alexandre Kist e Ivete Bertotti.

O destaque do evento foi a presença de aproximadamente 20 jovens, do terceiro ano do ensino médio, que participaram ativamente na elaboração, discussão e apresentação das propostas que serão levadas para a Conferência Estadual.

VSD Marketing & Comunicação – Ascom Lajeado Grande