Com a prorrogação do prazo para cadastramento dos imóveis rurais no Cadastro Ambiental Rural (CAR) até maio de 2016, a procura pela regularização diminuiu consideravelmente em Ouro Verde. Segundo dados divulgados pela secretaria municipal de Meio Ambiente, no município apenas 39% dos 800 matrículas rurais existentes foram cadastrados até o momento.
O secretário Vitor Fabris ressalta que o trabalho de cadastramento continua sendo feito na prefeitura e orienta os proprietários para que não deixem novamente para fazer a adesão perto do fim do prazo. “Antes da prorrogação a procura era grande e quase não vencíamos fazer os cadastros. Agora parece que as pessoas não estão mais preocupadas. Por isso, pedimos para aqueles que ainda não fizeram o CAR que continuem agendando e não deixem para os últimos dias para evitar transtornos”, enfatiza.
O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais após a aprovação do Novo Código Florestal Brasileiro, em 2012. Entre os benefícios para o produtor rural, destaca-se a segurança jurídica e a inclusão nas políticas públicas de créditos.
O objetivo do CAR é integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APPs), de reserva legal, florestas e remanescentes de vegetação nativa, áreas de uso restrito e aquelas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.
LinkPress Comunicação – Ascom Ouro Verde