Na tarde desta quarta-feira (17) foi realizada a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa do município de Lajeado Grande, cumprindo a agenda do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, com o tema: “protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de todas as Idades”.
Este ano, as Conferências Municipais tem como objetivo, além de escolher os delegados que representarão o município na Conferência Estadual, levantar propostas para que as necessidades dos idosos sejam incorporadas definitiva e efetivamente na “agenda política” nacional.
A temática da Conferência Municipal foi organizada em três eixos:
1- Gestão: programas, projetos e ações;
2- Financiamentos: Fundo da Pessoa Idosa e Orçamento Público; e
3- Participação: Política e de controles sociais.
O prefeito Valmir Locatelli abriu a conferência enfatizando a importância do idoso no cenário mundial e o envelhecimento da população, citando uma frase o Papa João Paulo II: “a terceira idade é uma dádiva de Deus e chegara ela é um privilégio”.
Locatelli destacou ainda os avanços das políticas públicas municipais em Lajeado Grande. “lajeado Grande tem avançado sempre. Criamos em 2014, através de Lei Municipal, o Conselho Municipal do Idoso e o Fundo Municipal do Idoso, com o objetivo de garantir a execução das políticas municipais de apoio ao idoso, que nos capacitam, também, a buscar recursos e investimentos futuros para o apoio à pessoa idosa.”
Participarem do evento cerca de 90 pessoas, das quais, 70 eram idosos, representantes da sociedade civil.
No evento foram eleitos os quatro delegados que representarão o município na Conferência Estadual e defenderão as propostas apresentadas pelo município. Foram dois representantes do poder público: a psicóloga Tânia Maria Flores (titular) e a enfermeira Juceli Nespolo (suplente), e dois representantes da sociedade civil: Nelson Pagotto (titular) e Neocinda da Silva (suplente).
Participaram da mesa de honra a secretária municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, Linete Girotto; a Presidente da Câmara de Vereadores, vereadora Fátima Romanini; o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Gilson da Silva; a presidente do Clube dos Idosos Alegria de Viver, Neocinda da Silva; e a palestrante da tarde, a psicóloga Tânia Maria Flores.
VSD Marketing & Comunicação – Ascom Lajeado Grande