Profissionais da saúde acompanharão pacientes, familiares e cuidadores durante o processo de tratamento
Garantir qualidade de vida para pacientes e familiares. Com esse objetivo a Administração Municipal por meio da Secretaria de Saúde lançará o Programa de Acolhimento e escuta ao paciente oncológico e seus familiares: Saber Viver. A inauguração será nesta sexta-feira (19), às 15h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. O evento também contará com a primeira reunião com os pacientes, familiares e cuidadores.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), considera o efetivo controle da dor como uma das três prioridades do sistema de saúde pública, tendo como sugestão que o governo inclua esse controle no sistema de saúde, assim como cuidados paliativos, de modo a aliviar a dor e melhorar a qualidade de vida do paciente com câncer e seus familiares, que de um modo geral sofrem junto e se angustiam com o paciente oncológico. Com esse objetivo foi criado em 2006 o Programa de Acolhimento Oncológico, que foi revisado em agosto de 2011. Em 2014, foi sentida a necessidade de uma reavaliação do programa, que foi aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde.
Conforme a Secretária Municipal de Saúde, Joseane Sampaio, em Xaxim há um número significativo de casos de pacientes oncológicos que precisam da humanização no atendimento por meio do acolhimento e escuta qualificada. “O Programa Saber Viver pretende dar continuidade às atividades já desenvolvidas, com finalidade de disponibilizar informações e atendimentos que possam minimizar ansiedades e ajudar a família do paciente”, diz Joseane.
A equipe de elaboração do projeto contou com Assistentes Sociais, Coordenador na Atenção Básica, Coordenadores das Equipes de Saúde da Família, Gestão da Secretaria Municipal de Saúde, Médicos Clínicos Gerais e Nutricionistas.
Objetivos
O objetivo da Secretaria de Saúde é desenvolver ações na área de prevenção, oferecer acompanhamento ambulatorial e domiciliar humanizado aos pacientes oncológicos e seus familiares. “Vamos proporcionar suporte físico e emocional para eles”, reforça Joseane. Para efetivar este trabalho já foi realizado pelas Agentes Comunitárias de Saúde, para identificar os pacientes que estão em tratamento oncológico ou em acompanhamento no município. Os dados já foram apresentados nas Estratégias de Saúde de Famílias (ESFs) e na Rede Feminina de Combate ao Câncer de Xaxim.
Método de Trabalho
No lançamento do programa também ocorrerá a primeira reunião com pacientes, familiares e cuidadores. Será trabalhada a troca de experiências, conduzida pela psicóloga. Outro profissional trabalhará um tema relacionado à patologia, associando uma atividade lúdica, alternativa, artesanal ou atividade física, de acordo com um cronograma. O objetivo é promover a reunião com a inserção de músicas, teatros, piqueniques ou até em locais alternativos para o encontro. “Os participantes poderão encontrar um local diferente da realidade da doença e perceber que é possível viver bem o dia de hoje”, destaca a Secretária de Saúde, Joseane Sampaio.
A equipe será formada por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Entre eles estarão: Médico, Assistente Social, Dentista, Enfermeira, Auxiliar de Enfermagem, Agentes Comunitárias de Saúde, Psicóloga, Farmacêutico e Fonoaudióloga. A contribuição para os encontros também envolverá Fisioterapeuta, Nutricionista, Educador Físico e Terapeuta Ocupacional.
Patrícia Vanzin – Ascom Xaxim