Com o tema “Minha Cidade Precisa de Mim. Qual é o meu papel”, a JCI de Xanxerê premiou no último dia 06 de junho, alunos que participaram de mais uma edição do concurso Oratória nas Escolas, que é promovido anualmente pelo Clube de Serviço.
O grande vencedor deste ano foi o aluno Gabriel Belo Pires, 14, que frequenta o 9º ano na Escola Municipal Paul Harris, do Bairro Nossa Senhora de Lourdes. Gabriel superou alunos de 12 escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino do município.
De sorriso fácil, o jovem revelou que sua abordagem, no tema apresentado pela JCI, foi baseada em uma frase dita por uma professora.
“Lembro que minha professora disse que com o simples gesto de não jogar o lixo no chão poderíamos mudar o mundo, e realmente podemos, porque com essa pequena ação deixaríamos mais limpa a nossa cidade”, conta.
Foi a partir dessa linha de raciocínio que o aluno desenvolveu o texto apresentado na final da competição, que também incluiu outras maneiras simples para melhorar a qualidade de vida. A reciclagem do lixo doméstico, economia de energia elétrica, não desperdiçar água e, principalmente, respeito às pessoas e as leis.
“Não tem como transformamos o mundo, ou até mesmo nossa cidade, se não cumprimos o nosso papel de cidadãos. Por isso que o comportamento dos que hoje são adultos, servirá como exemplo para os jovens. Por isso que esses exemplos precisam ser positivos”.
Para o secretário de educação, Dionísio Kohl, o primeiro lugar de um aluno da rede municipal, em uma competição que envolvia escolas de todas as redes de ensino, mostra o comprometimento dos nossos professores com a educação.
“Motivo de orgulho para todos da nossa secretaria. Esse é o mérito de um trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos. Isso mostra o quanto os nossos servidores estão comprometidos com a educação”, finalizou.
O jovem recebeu a orientação pedagógica das professoras Janete Kosloski e Joselene Montagna. O padrinho do aluno no concurso foi o membro da JCI Fernando Ebertz.
Ciro Bohn – Ascom Xanxerê