Foi realizada nesta quarta-feira (03), a primeira Conferência Municipal de Direitos da Pessoa Idosa do município de São Domingos. O evento, realizado pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Assistência Social e Conselho do Idoso, teve como tema: “Protagonismo e empoderamento da pessoa idosa – por um Brasil de todas as idades”.
Ao todo, quatro eixos foram foco de discussão dos grupos e nortearam os trabalhos desta primeira conferência, sendo eles: Gestão, Financiamento, Participação e Sistema de Garantia de Direitos. O objetivo foi propiciar a reflexão e a discussão sobre o protagonismo, o empoderamento e as consequências das transformações sociais, como estratégia na garantia dos direitos da pessoa idosa, primeiramente no âmbito municipal e, posteriormente, no âmbito estadual e nacional. Durante a conferência, foram escolhidos os 05 delegados, que participarão da conferência estadual. Além disso, foram definidas diversas propostas, em cada eixo, para serem discutidas posteriormente, com o objetivo de melhorar ainda mais as políticas públicas que garantem a qualidade de vida dos idosos.
Para o prefeito Alcimar de Oliveira (Kiko), este é um momento muito importante, pois a conferência dos direitos da pessoa idosa vem ao encontro das políticas públicas do Governo Municipal, para melhorar a qualidade de vida dos idosos são-dominguenses. “Este é o momento da sociedade e da terceira idade discutir, debater, formular propostas e refletir, para construirmos juntos, ações que atendam de forma efetiva e eficaz a nossa querida terceira idade, garantindo uma melhor qualidade de vida a toda esta população que construiu e que constrói dia a dia, a história do nosso município”, explica.
POLÍTICA PÚBLICA PARA O IDOSO SÃO-DOMINGUENSE
Atualmente, São Domingos conta com uma população de 1.168 pessoas idosas, acima de 60 anos. Por isso, o Governo Municipal desenvolve uma política de valorização à terceira idade desde o ano 2009, em todas as áreas, seja saúde, educação, lazer, esportes, agricultura e assistência social.
Atualmente, dois grupos organizados da terceira idade estão em andamento, com a participação de 310 idosos, que contam com o apoio do Governo Municipal. Também está em andamento no município de São Domingos, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, que atualmente atende dois grupos, no bairro Esperança e no distrito da Vila Milani, atendendo 42 idosos a partir de 60 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade.
O município também conta com o serviço de proteção social básica no domicílio para pessoas idosas, responsável pelo atendimento de 25 idosos, em diversos bairros da cidade. Este serviço é destinado aos idosos com algum grau de dependência, frequentemente acamados ou em situação de isolamento, com finalidade de prevenir agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos usuários. Além disso, o Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade atende idosos que tenham sido vitimas de ameaça ou violação de direitos, prestando apoio, orientação e acompanhamento. Também pensando na efetivação da política publica do idoso no município, foi instituído em nove de outubro de 2009, o Conselho Municipal do Idoso, que atua junto aos órgãos de proteção ao idoso.
Na área do esporte, o Departamento Municipal de Esportes oferece aos idosos, professor para realizar atividade física semanalmente. Além disso, também realiza treinamento em diversas modalidades, para que os idosos possam participar dos Jogos da Terceira Idade, os JASTI.
Na área da saúde, está disponível aos idosos uma equipe de profissionais capacitados para o atendimento prioritário, com fornecimento de medicamentos, consultas, exames laboratoriais e de especialidades, encaminhamento para cirurgias de catarata, doação de próteses dentárias, óculos e fraldas geriátricas, quando necessário, participação em grupos de hipertensos, diabéticos, saúde mental, Academia da Saúde e atendimento prioritário em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.
Keli Camiloti – Ascom São Domingos