Desde 2013 a Administração Municipal de Lajeado Grande vem adotando ações simples, mas que se reverteram em melhoria na qualidade da saúde para a população.
Uma forte parceria com o Conselho Municipal de Saúde tem proporcionado aos munícipes maior agilidade no acesso à consultas especializadas, procedimentos, exames e até cirurgias de média e alta complexidade, que não são contemplados pelo convênio com o CIS-AMOSC ou pelo Sistema Único de Saúde -SUS.
De acordo com a secretária de Saúde, Inelve Tereza Maraschin Dierings, a estratégia adotada passa por diversas avaliações até a liberação. “Foram realizados alguns estudos sobre a demanda reprimida em saúde. Identificamos e priorizamos as necessidades, realizamos um estudo socioeconômico e encaminhamos ao Conselho Municipal de Saúde para a aprovação, uma vez que os recursos utilizados são do Fundo Municipal de Saúde.”
Ainda segundo a secretária, são atendidas as solicitações de medicamentos que não estão na lista da farmácia básica, leite especial para crianças, fraldas geriátricas, além de consultas e exames especializados, cirurgias de média e alta complexidade prescritas em caráter de urgência.
O prefeito Valmir Locatelli enfatizou a importância da ação com a redução da fila de espera. “Com algumas pequenas ações estamos tentando melhorar a cada dia a qualidade de vida em nosso município. Temos consciência que não vamos resolver 100% dos problemas, mas vamos melhorar o que for possível. Já diminuímos em 15% a fila de espera por cirurgias.”
VSD Marketing & Comunicação – Ascom Lajeado Grande