Ouro Verde realizou, no dia 27 de maio, a 4ª Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu na sede da Associação de Veteranos e debateu com a população propostas para melhorar o serviço público de saúde no município, estado e País.
A conferência teve como tema: “Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do Povo Brasileiro”. A palestra foi ministrada pela assistente social Cristiane Marchesini Teixeira, de Abelardo Luz, e o debate coordenado por Adriana Macheto Quadra.
Após a palestra foi realizado trabalho em grupo para levantamento de moções locais que serão apresentadas e defendidas pelos delegados do município na 15ª Conferência Estadual de Saúde.
Os grupos de trabalho foram divididos por eixos temáticos: I – Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; II – Participação Social; III – Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; IV – Financiamento do SUS e Relação Publico-Privado; V – Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; VI – Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; VII – Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS; e VIII – Reformas Democráticas e Populares do Estado.
O objetivo da Conferência é debater a questão da saúde pública como direito de cidadania, superando as desigualdades e garantindo a humanização nos serviços de saúde, de modo a atender as necessidades dos usuários e ampliar o acesso.
A Conferência Municipal de Saúde de Ouro Verde contou com a presença da prefeita Rosane Minetto Selig e do secretário municipal de Saúde Gilmar Lara, que é presidente do Conselho Municipal de Saúde, entre outras autoridades.
LinKPress Comunicação – Ascom Ouro Verde