A Administração Municipal Lajeado Grande, através da Secretaria de Educação, realizou na noite desta terça-feira, 02 de junho, na Câmara de Vereadores, audiência pública para aprovação do Plano Municipal de Educação-PME, com a presença do secretário municipal de Educação, Davi Carlos Smieski; dos vereadores Fátima Romanini, Gilberto Bianchi, Juraci Xavier e Rodrigo Barella; da diretora da Rede Estadual, Cleci Biazus; da coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculos-CCFV, Suiana Pagliari; de professores da rede municipal e representantes da sociedade.
O PME é um conjunto de diretrizes e metas que incorpora várias propostas que servirão de referência para as políticas educacionais do município, propostas essas, discutidas e elaboradas em conjunto com representantes da sociedade lajeadense.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Davi Carlos Smieski, a proposta que foi apresentada pretende nortear a política educacional do município por, pelo menos, dez anos. “O Plano Municipal de Educação norteará toda a política educacional do município nos próximos dez anos, sendo instrumento que visa assegurar uma política educacional continuada, garantindo uma continuidade nos investimentos e nas diretrizes educacional do município configurando-se como uma política continua que atenda aos interesses da população do município”.
Para elaborar o PME foi criada uma Comissão, ainda em 2014, através do decreto municipal nº 123, de 15 de dezembro. Essa Comissão adotou uma metodologia participativa, envolvendo a sociedade lajeadense, representantes de instituições de ensino, membros do Executivo e do Legislativo.
O PME segue as diretrizes do Plano Nacional da Educação-PNE, que contém 20 metas e 254 estratégias, aprovado pela Lei n° 13.005 de 25/06/2014.
VSD Marketing & Comunicação – Ascom Lajeado Grande