Prefeito Idacir Orso acompanhou a votação e o debate sobre os direitos dos idosos
Garantia e ampliação dos direitos para os idosos. Com esse objetivo o Governo Municipal promoveu a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento ocorreu na última sexta-feira (29), na Celer Faculdades com a intenção de debater os direitos dos idosos e determinar as responsabilidades das esferas municipais, estaduais e nacionais em relação à Política do Idoso.
O Prefeito Idacir Antonio Orso prestigiou o evento e destacou o papel da Administração Municipal nas ações direcionadas aos idosos. “É fundamental a participação de todos nesse processo democrático. Todos podem ouvir sugestões e trabalhar para aperfeiçoar os direitos dos idosos. Por meio do trabalho da Secretaria de Assistência Social, podemos ouvir os anseios, trabalhar para propor soluções, programas e projetos voltados aos idosos”, explanou Orso.
O centro do debate foi o “Protagonismo e o empoderamento da pessoa idosa: por um Brasil de todas as idades”. Os pronunciamentos foram realizados pelo Vice-Prefeito de Xaxim, Dr. Luiz Felipe Diniz Fagundes; o Secretário da Assistência Social e Habitação, Uilian Cavalheiro; o Presidente do Legislativo, Ideraldo Sorgato; e pelo Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Vidal Anselmo Simon. Também participou da mesa de honra, a Diretora dos Idosos, Idione Faé. A Secretária do Conselho, Tania Graciane realizou a leitura do Regimento Interno. Em seguida, a Assistente Social Roselaine Camati palestrou no evento.
O Secretário de Assistência Social de Xaxim, Uilian Cavalheiro, ressaltou as ações promovidas pelo Governo Municipal para os idosos. “Começamos cursos de informática, curso de teatro para a terceira idade, além de todo o acompanhamento no Conselho Municipal do Idoso, além de inúmeras outras ações que visam proporcionar o bem estar e a dignidade da pessoa idosa. Agradecemos a participação de todos e vamos trabalhar para garantir os direitos dos idosos,” salientou o Secretário.
O Presidente do Conselho Municipal dos Idosos, Vidal Anselmo Simon destacou a necessidade de aumentar os conhecimentos e conquistar espaço. “Precisamos participar mais, ter mais acesso às autoridades e sermos ouvidos pelos Governos.” A Conferência Municipal elegeu dez delegados para a etapa regional que ainda não tem data definida e para a etapa estadual que ocorrerá nos dias primeiro e dois de setembro, em Florianópolis. No final da Conferência os participantes receberam cópias do Estatuto do Idoso.
Patrícia Vanzin – Ascom Xaxim