Mas gestantes ainda estão abaixo da meta e devem procurar unidade de saúde para receber a dose
A Secretaria de Saúde de Ponte Serrada já ultrapassou a meta de vacinação contra a gripe em 2015. Até esta terça-feira, dia 26, o município registra 2.363 pessoas vacinadas, o que significa 91% do público-alvo atingido. A campanha de vacinação continua em andamento até a próxima semana.
Apesar de atingir a meta de no mínimo 80%, segundo o que preconiza o Ministério da Saúde, Ponte Serrada ainda tem a classe das gestantes bem abaixo dos índices. Tomaram a vacina até agora apenas 77 grávidas, de um total de 147 no município. O resultado é de 52% das gestantes vacinadas. A orientação é que elas procurem o Posto de Saúde do Centro para receber a vacina.
Por outro lado, a Secretaria de Saúde já chegou a 90% (1.051) dos idosos imunizados. Também já estão imunes 93% (506) das crianças de zero a cinco anos. Outro bom índice é o de doentes crônicos, onde 96,8% (715) receberam a dose. A equipe de vacinação ainda realizou roteiros em todos os postos do município e visitou acamados para vaciná-los nas próprias residências.
Podem tomar a vacina gratuitamente as crianças a partir de seis meses de idade e menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos ou mais, profissionais da saúde e indígenas. Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional também fazem parte do público-alvo.
A vacina usada na campanha é segura e bem tolerada. Em poucos casos podem ocorrer manifestações de dor no local da injeção ou endurecimento. Um pequeno número de pessoas vacinadas pela primeira vez pode apresentar mal-estar, mialgia ou febre. A vacina contra a influenza é inativada, contendo vírus mortos, fracionados ou em subunidades, não podendo, portanto, causar gripe.
Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada