Duas turmas de alunos da rede municipal de ensino participaram de atividade promovida pela Secretaria de Educação de Xanxerê, que enfatiza os cuidados na alimentação e especialmente o consumo de frutas e legumes.
Frente à situação referendada, foi proporcionada uma visita de estudo em uma propriedade rural com as turmas de 5º ano das EMEB Cirilo Dal Óglio e EMEB Monteiro Lobato.
Os alunos foram acompanhados pelos professores e a nutricionista responsável pelo Programa de Alimentação Escolar. Durante a visitação colhemos frutas com degustação. Os alunos foram beneficiados com uma grande quantidade de laranjas e bergamotas na sua forma natural.
Este grupo também será contemplado nos próximos dias com atividades de Educação Nutricional ressaltando a importância do consumo de frutas na promoção da saúde.
A alimentação saudável é um dos principais determinantes das condições de saúde da população, tanto para a reversão do quadro das deficiências nutricionais, como também sendo fator fundamental para a redução das altas taxas de prevalência de doenças crônicas. Estas evidências apontam para a necessidade de realizar mudanças no atual perfil de consumo de alimentos dos nossos alunos.
O aumento do consumo de frutas e hortaliças é uma das recomendações nutricionais relacionadas à prevenção e controle das doenças crônicas não transmissíveis – DCNT (obesidade, câncer, diabetes mellitus e doenças cardiovasculares), responsáveis pelas principais causas de morbidades e mortalidade no Brasil e também responsáveis por 70% dos gastos do SUS.
Pesquisas demonstram que frutas e hortaliças desempenham papel protetor no surgimento de DCNT. Uma dieta com uma grande quantidade e variedade de frutas e hortaliças pode prevenir.
No Brasil foram estabelecidas três grandes prioridades de foco das políticas públicas. São elas: a iniciativa ao aumento do consumo de Frutas e Hortaliças, a regulamentação do marketing dos alimentos infantis e a promoção da alimentação saudável no ambiente escolar.
Ciro Bohn – Ascom Xanxerê