Xaxim é segundo município catarinense a oferecer o Programa Semeando Futuro
Oportunizar conhecimento às xaxinenses através de cursos para melhorar a renda e garantir aprendizado. Este é o objetivo da Administração Municipal, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação e do “Semeando o Futuro”. Ao todo, 510 mulheres estão inscritas no Programa que terá início neste sábado (23), às 9h no Clube Xaxinense. Na ocasião, além do credenciamento das participantes, será realizada uma palestra, apresentação dos profissionais que ministrarão as aulas e entrega de kits com camiseta e material didático. Também será oferecido almoço gratuito para todas as mulheres.
O projeto foi lançado oficialmente no dia 13 de fevereiro, na Câmara de Vereadores de Xaxim. A iniciativa recebeu do Governo Federal (através da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres), o valor de R$ 503.241,33 e contou com mais R$ 11.760,00 de contrapartida do município. Conforme o Secretário de Assistência Social e Habitação, Uillian Cavalheiro, a meta da capacitação é contribuir para a formação cidadã, autoestima e inclusão social de mulheres em situação de vulnerabilidade. “Nós visamos garantir a autonomia econômica das participantes, contribuindo na geração de empregos e no aumento da renda das famílias. É importante destacar o empenho da nossa equipe em trazer o projeto para Xaxim. Nós somos o segundo município no Estado de Santa Catarina a receber o Semeando o Futuro,” comemora.
Os cursos oferecidos pelo Semeando o Futuro serão: Formação Cidadã Sobre Mulher x Trabalho; Estímulos e Práticas Esportivas; Empreendedorismo; Costura Industrial; Construção Civil; Quintais Produtivos Agroecológicos; Produção de Design de Embalagens para Produtos Alimentícios da Agricultura Familiar, além de palestras e seminários. A maioria das participantes selecionadas foram mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, residentes em comunidades do interior, bairros e priorizadas as cadastradas nos Programas da Bolsa Família, inscritas no SINE ou atendidas nas redes de serviço social.
Patrícia Vanzin – Ascom Xaxim