Aparelhos adquiridos pela administração municipal já estão disponíveis aos pacientes
A estrutura da sala de fisioterapia da Unidade de Saúde Carmelina Tirelli Cancelli melhorou recentemente com a vinda de dois novos equipamentos adquiridos pela Secretaria de Saúde de Passos Maia. Com recursos próprios, o município investiu mais de R$ 2,7 mil na compra de um Neurodyn II e um aparelho infravermelho.
Com quatro canais e ajuste independente de intensidade, o Neurodyn II é um equipamento para a aplicação de corrente elétrica via eletrodos em contato direto com o paciente. “Ele serve para dor crônica, dor aguda, cicatrização, aumento de circulação e fortalecimento”, explica o fisioterapeuta Edson Rodrigo da Silva.
O profissional diz que o aparelho significa um grande avanço para o tratamento dos pacientes. “É um computador, tem mais de 20 funções, você só programa os minutos e ele vai fazer a função sozinho. É um aparelho bem completo. É possível trabalhar várias regiões do corpo, tanto para a dor quanto para estímulos”, acrescenta.
Um infravermelho de bancada também foi adquirido é já está disponível para os pacientes. O fisioterapeuta explica que o aparelho tem uma função mais específica em relação ao Neurodyn. “O infravermelho é mais específico para dor. Ele tem uma luz que emite um calor, acelerando o processo inflamatório, de cura de uma lesão. Ele alivia a dor”, diz Edson.
Os atendimentos aos pacientes ocorrem diariamente, inclusive duas noites por semana, na sala de fisioterapia do Posto de Saúde Carmelina Tirelli Cancelli. O agendamento pode ser feito na recepção da unidade.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia