Agricultores podem vender a madeira e utilizar o dinheiro para reconstruir a propriedade
No último dia 20 de abril o Oeste de Santa Catarina foi atingido por dois tornados que devastaram principalmente áreas das cidades de Xanxerê e Ponte Serrada. Em aproximadamente 12 propriedades do interior de Xaxim, os ventos fortes derrubaram árvores e causaram muitos prejuízos aos produtores. Preocupado com a retirada ilegal dessas árvores, o Governo de Xaxim, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, está auxiliando os produtores a lidar com essa situação.
De acordo com o Diretor Municipal do Meio Ambiente, Luiz Brunetto, muitos produtores não sabem como proceder dentro da legalidade em relação às árvores que foram derrubadas pelos tornados. “Nós entramos em contato com Fatma (Fundação de Amparo à Tecnologia e Meio Ambiente) e a entidade liberou o reaproveitamento da madeira. Os agricultores prejudicados devem se dirigir à Secretaria com os documentos pessoais e os documentos da propriedade para que possamos orientá-los,” enfatiza.
Após a realização de um levantamento com registros fotográficos nas propriedades atingidas pelos temporais, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente encaminha um documento autorizando as madeireiras a comprar e reaproveitar a madeira das árvores. “Com esse dinheiro, o produtor pode reconstruir sua propriedade. Vale lembrar que todo este serviço é prestado de maneira gratuita aos produtores,” conclui Luiz Brunetto.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente fica na Rua 10 de Novembro, nº 898, centro de Xaxim e funciona das 8h às 11h45 e das 13h15 às 17h30. Mais informações através do telefone (49) 3353-2502.
Patrícia Vanzin – Ascom Xaxim