Do plantio ao consumo, alunos aprendem com projeto desenvolvido no município
Os estudantes plantam, cultivam e consomem os alimentos produzidos na horta escolar ao lado do Centro de Educação Infantil Branca de Neve e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) em Passos Maia. O local é espaço de aprendizado do início ao fim, com crianças e adolescentes envolvidos no projeto.
A professora Ivanir Arcari de Lima é quem conduz as atividades. Ela conta que diariamente os alunos se divertem cuidando da horta, organizada com cerca de 40 pneus velhos. Cenoura, alface, cebola, chás, temperos e outros legumes e verduras foram plantados no local. “A vantagem dos pneus é que o adubo fica concentrado, não precisa adubar toda vez que se planta”, explica.
Incentivar os estudantes a levarem o projeto para casa é um dos objetivos. “Em qualquer lugarzinho é possível ter uma horta”, lembra Ivanir. “Aqui eles aprendem como fazer e podem criar uma horta em casa. Num espaço pequeno podem plantar verduras, legumes, temperos, todos alimentos saudáveis”, completa a professora.
Tudo o que é produzido é consumido pelos cerca de 200 alunos durante as refeições da creche e do SCFV. “Não tem agrotóxicos, é muito saudável”, destaca Nilse Bortolini, diretora da creche, que ainda cita outros benefícios. “Estimula os estudantes na alimentação, porque eles participam de todo o cultivo e comem sempre alimentos frescos, colhidos na hora”, completa.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia