Ivandre Bocalon visitou setores do governo na capital catarinense na última semana
O prefeito de Passos Maia, Ivandre Bocalon (Evandro), viajou a Florianópolis na última semana em busca da liberação de recursos para município. Em visita a vários setores do governo do estado, ele solicitou o repasse de verbas de convênios atrasados desde o meio do ano passado por causa das últimas eleições.
A construção do Centro Comunitário do Assentamento 29 de Junho, que está em fase adiantada, e a liberação de recursos para a construção da cancha de bocha para a terceira idade estiveram entre os pedidos.
Outro projeto em pauta foi a internet rural, que já tem nove torres das 16 previstas instaladas. “Acredito que quase cem por cento do território municipal terá internet e telefonia fixa a um preço bem acessível. Hoje os nossos jovens estão totalmente dependentes da internet. E isso faz parte também de um projeto que é a manutenção dos jovens no meio rural. Temos que levar a infraestrutura necessária, e comunicação é importantíssima”, considerou o prefeito.
Na Secretaria de Agricultura Evandro tratou sobre a liberação de calcário. “Fomos pedir para que a nossa cota de 45 toneladas seja ampliada para mais 300 toneladas”, disse. No setor ele também falou sobre o SC Rural, projeto de apoio à produção de leite. “É um projeto que vai fortalecer muito as propriedades que estão produzindo leite e precisam investir em alguns equipamentos”. Segundo o prefeito, 50% dos repasses serão a fundo perdido. “O município também deve encaminhar uma manifestação para participar do SC Rural através da Coperfam (Cooperativa de Empreendedores Familiares de Passos Maia), na agregação de valor para fortalecer os agricultores”, completou.
A Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte foi outro órgão visitado. A administração deve encaminhar ao setor o projeto Centro de Atendimento ao Turista, baseado em um portal que remeterá a arquitetura de como eram as construções pioneiras. A obra terá uma estrutura metálica revestida com madeira tratada. A cobertura será uma imitação de tábuas lascadas de pinheiro, dando conotação à história do município. “Estamos vendo Passos Maia mais na frente, um município com um potencial turístico a ser explorado, e temos que começar a nos preparar para receber os futuros turistas, atraídos pelo Parque Nacional das Araucárias”.
Também na Secretaria de Turismo o prefeito tratou sobre a iluminação do Estádio Municipal Ludovico José Dall Acqua. O cadastro de um complexo esportivo, com canchas de bolão, boliche e boxa também deve ser realizado pelo município. “Sabemos que é difícil conseguir, mas vamos tentar. Se não for neste ano, que venha no próximo, ou no outro”.
No Badesc o assunto foi a liberação de recursos para habitação. “Não é fácil construir casas. Nós precisamos de muito dinheiro, e o orçamento municipal não permite folga para fazer isso. Temos que buscar dinheiro nos programas disponíveis”.
A viagem ainda serviu para uma visita à Assembleia Legislativa, onde informações sobre a SC-350 foram solicitadas ao deputado Marcos Vieira. A rodovia, que liga Passos Maia a Abelardo Luz, teve a licença ambiental para a pavimentação publicada no Diário Oficial de SC no dia 23 de abril. “É mais um grande passo. O deputado nos disse que existe a possibilidade de ainda neste ano iniciarem alguns trechos”, comentou Evandro.
O prefeito ainda solicitou a Marcos Vieira o repasse de R$ 70 mil para a compra de um novo veículo para a Secretaria de Saúde de Passos Maia. O carro será utilizado em viagens de pacientes para fora do município. Sobre o pedido, uma audiência deve ocorrer entre a administração municipal e a Secretaria de Estado da Saúde na próxima ida de Evandro à capital catarinense.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia