Novas moradias ainda serão reconstruídas no local, além de outras 24 casas em terreno próximo
As três empreiteiras contratadas pela administração municipal de Ponte Serrada concluíram as três primeiras casas no Bairro Unidos Venceremos, um dos mais atingidos pelo tornado que destruiu centenas de moradias no dia 20 de abril. Cinco residências começaram a ser reformadas na última semana. As outras duas casas devem estar prontas até sexta-feira, dia 22.
“São casas fruto de uma ocupação irregular, de pessoas humildes, muitas foram completamente destruídas”, destaca o vice-prefeito e secretário de Transportes e Obras do município, Gilson Damaceno. “Nós alojamos essas pessoas e agora estamos fazendo terraplanagens, limpezas para fazer novas casinhas de modelo padrão e dar uma dignidade a essas famílias, que tenham um lar decente para morar”.
Segundo ele, as reformas são realizadas com materiais de construção recebidos por doações e também adquiridos pela Prefeitura. “Areia foi comprada pela administração. Vieram portas, mas os marcos e vistas foram comprados também, além de pregos e outros materiais. Mas a grande maioria é fruto de doações da comunidade”.
O secretário diz que os materiais ainda servirão para a reconstrução de outras moradias. “A gente está fazendo as terraplanagens, tem um curso de água e temos que respeitar a área de APP (Área de Preservação Permanente), mas a gente acredita poder chegar a um número de 20 casas, além dessas cinco e das 24 da Defesa Civil”, informa Gilson. As casas da Defesa Civil serão em um terreno ao lado, pertencente ao município.
Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada