A bovinocultura de leite é uma das principais atividades econômicas desenvolvidas pela agricultura familiar de Ouro Verde. Para incentivar ainda mais o melhoramento genética do rebanho do município, a secretaria de Agricultura estará organizando para os dias 15 e 16 deste mês, a 5ª Feira da Novilha Leiteira.
O evento agropecuário acontece no Parque de Exposição "Manueto Guilherme Faccio" e contará com mais de 150 animais, das raças "Jersey e Holandesa, para negócio. A abertura oficial será no sábado (16), às 8h30, com café colonial, seguido com palestra sobre "Manejo de Bezerras", com Celio Haverroth e Fábia Tonini, da Epagri de Chapecó.
"Os preparativos estão andando conforme o previsto e a expectativa é fazer uma grande feira que atenda os nossos agricultores. Os animais que estarão à venda vêm de outros municípios como Abelardo Luz e Tunápolis", destaca o secretário de Agricultura, Carlos Rosa.
Segundo ele, as aquisições dos animais poderão ser feitas por meio de financiamento junto ao Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR), que vai disponibilizar até R$ 200 mil para os agricultores.
Conforme Carlos, os agricultores interessados em comprar animais de melhor genética devem procurar a secretaria de Agricultura para realizar um pré-cadastro. "Nosso interesse é atender o produtor o mais rápido possível e, por isso, pedimos para que não deixe somente o dia da feira", explica o secretário.
Eventos paralelos
Junto com a 5ª Feira da Novilha será realizada também a 3ª Mostra da Bezerra, que deve reunir vários produtores que estarão apresentando o potencial genético do rebanho leiteiro de cada propriedade. A programação prevê a realização de julgamento dos animais e premiação.
Outro evento paralelo é a 2ª Exposição de Flores e Mudas Frutíferas que será realizado no Centro de Múltiplo Uso, com uma ampla variedade de espécies de flores, folhagens, plantas ornamentais e mudas de árvores frutíferas.
LinKPress Comunicação – Ascom Ouro Verde