Município trabalha para desenvolver projeto de tratamento da água potável no interior
A administração municipal de Passos Maia firmou uma parceria com a Epagri e a Casan, através do Programa Corredores Ecológicos, que deverá resultar no desenvolvendo de dois projetos pilotos de distribuição de água nos Assentamentos Madre Cristina, com 15 famílias, e Che Guevara, beneficiando outras oito famílias.
Os dois projetos preveem a captação de água de superfície, tratamento através de sistema de cloração e filtragem para depois ser distribuída por uma rede, assegurando a qualidade da água consumida nas propriedades rurais, tanto para o consumo humano como o animal.
Os projetos terão 80% dos custos a fundo perdido, com a captação e tratamento da água ocorrendo através do Programa SC Rural/Sub Programa Corredores Ecológicos, além de 20% de contrapartida das famílias beneficiárias. O município e a Casam custearão as redes de distribuição sem custos para os agricultores.
Na última semana foram realizadas duas reuniões nas comunidades que serão beneficiadas. Houve a apresentação dos projetos aos interessados, que aprovaram a ideia. O prefeito Ivandre Bocalon diz que agora os técnicos do município e da Epagri farão os levantamentos necessários para o encaminhamento da proposta.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia