A Secretaria Municipal de Saúde de Vargeão iniciou nesta segunda-feira (04) a campanha nacional de vacinação contra a influenza, ou seja, a gripe como popularmente é conhecida. Em Vargeão se espera que pelo menos 900 pessoas sejam imunizadas entre os chamados "grupos prioritários".
Fazem parte do grupo vulnerável as crianças de seis meses até menores de cinco anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional, além da população indígena.
A meta deste ano é imunizar 49 milhões de pessoas em todo o País. Em 2014, 44,3 milhões receberam a vacina, o equivalente a 86,7% do total previsto pelo ministério.
A dose via injeção, protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. O dia "D" da campanha, dia nacional de mobilização, será em 9 de maio onde a unidade de Saúde de Vargeão estará atendendo sem fechar ao meio dia até as 17h.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde conforme preconiza o ministério, o medicamento é contraindicado a pessoas com histórico de reação em doses anteriores e a quem tem algum tipo de alergia grave à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha.
Todas as tardes funcionários da Secretaria Municipal de Saúde visitam as comunidades interioranas e bairros do município para poder alcançar as pessoas que se encaixam dentro de qualquer uma das categorias habilitadas para receber a vacina. As pessoas devem procurar a sua comunidade e horários estabelecidos para receber a vacina e consequentemente a sua imunização.
Giovani Wimsen – Ascom Vargeão