You are currently viewing Ponte Serrada recebe apoio de inúmeras instituições para reconstrução da cidade

Ponte Serrada recebe apoio de inúmeras instituições para reconstrução da cidade

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Ministério Público, SDR e Secretaria de Estado da Assistência Social estiveram no município nesta quinta

A reconstrução das áreas atingidas pelo tornado que devastou o município de Ponte Serrada na última segunda-feira, dia 20, será trabalhosa. Mas o apoio de inúmeras instituições vem sendo fundamental nos dias que sucedem o evento climático que afetou mais de 65% das pessoas do município.

Nesta quinta-feira, dia 23, passaram pelo gabinete da Prefeitura muitas lideranças. A visita mais recente ocorreu durante a tarde, quando a secretária de Estado da Assistência Social, Ângela Albino, se reuniu com o prefeito Eduardo Coppini (Duda) e a equipe da administração municipal.

Ainda pela manhã estiveram no gabinete o promotor de justiça Marcionei e o tenente-coronel Adilson Luiz Mendes. Na ocasião, o prefeito levantou a situação das empresas atingidas. Como muitas estão sobre terrenos cedidos pela Prefeitura, não há condições legais de oferecer o terreno como garantia para que empréstimos bancários possam ser aderidos para a cobertura dos gastos com as reformas.

"São concessões de direito real de uso. Em resumo, não se pode oferecer esse terreno em garantia a uma instituição bancária para obter financiamento para a reconstrução dessas estruturas. É um ponto muito crítico, porque conhecendo a realidade do nosso município, muitas dessas empresas não têm como se reerguer sem que consigam oferecer um bem como garantia", explica o prefeito.

"O reflexo dá diretamente no município. Boa parte da nossa mão de obra está nessas empresas. Também temos o impacto direto junto aos terceirizados. É uma situação muito preocupante, crítica. Mas o Ministério Público se colocou à disposição para que possamos estudar alguma viabilidade jurídica de doação, ou contrapartida do município, mas que possamos viabilizar para essas empresas o oferecimento do terreno às instituições financeiras para a obtenção de empréstimos", completa Duda.

Doações

O espírito de solidariedade da população e apoio de diversos órgãos deixa o prefeito satisfeito. "Temos uma mobilização muito grande da região. O nosso povo emociona, é solidário, seja daqui, dos municípios vizinhos e também de todo o estado. Tomamos toda a cautela de trabalhar junto ao Ministério Público para a abertura de uma conta para doações ao município. Fizemos questão que o Ministério Público acompanhe todo esse processo de aplicação dos recursos".

Duda diz que neste momento o foco principal é a reconstrução das casas totalmente destruídas. "Materiais de construção são as principais necessidades para que a gente possa mobilizar a mão de obra e reerguer as casas dessas famílias desabrigadas". Segundo números atualizados até esta quinta, 47 pessoas estão desabrigadas e outras 1.080 desalojadas.

Apoio de municípios

Os municípios da região também estão apoiando Ponte Serrada. A primeira-dama de Faxinal dos Guedes, por exemplo, esteve no gabinete para assegurar que um caminhão de donativos será encaminhado pela administração municipal do município vizinho a Ponte Serrada. Cidades como Passos Maia e Vargeão também se colocaram à disposição para auxiliar na recuperação dos estragos.

Situação de emergência

A própria Defesa Civil de Santa Catarina orientou Ponte Serrada a decretar situação de emergência por conta dos danos sofridos, diferentemente do estado de calamidade pública decretado por Xanxerê. "Ficou alguma discussão com relação à situação de emergência ou calamidade pública porque se focou muito em Xanxerê, e realmente o povo de lá está sofrendo demais. Mas em proporções de danos sofridos entre um município e outro, capacidade econômica, disponibilidade financeira de cada município, tenho certeza absoluta que Ponte Serrada vive o mesmo drama, a mesma necessidade", afirmou Duda.

Apoio aos atingidos

A Secretaria de Assistência Social e a Defesa Civil trabalham na distribuição de materiais e alimentos às famílias. A população também pode colaborar levando donativos até o pátio da garagem da Prefeitura. Os interessados em fazer doações em dinheiro podem realizar os depósitos bancários na agência 2479-1 do Banco do Brasil, conta 13881-9, em nome da Defesa Civil de Ponte Serrada.

Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada