Ivandre Bocalon esteve na capital estadual para encaminhar ações ao município
Vários setores do governo foram visitados pelo prefeito de Passos Maia, Ivandre Bocalon (Evandro), durante viagem a Florianópolis na última semana. Na capital do estado ele participou de uma reunião na Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab/SC), responsável pelo Programa Lar Legal juntamente com a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST).
Evandro recebeu informações de que até esta semana o levantamento topográfico dos lotes deve ser concluído, com a data de 28 de maio sendo limite para o protocolo das ações no poder Judiciário, que resultará na disponibilização das escrituras. "Muitas pessoas já pagaram por essas escrituras e estão aguardando. Por isso estamos cobrando constantemente", disse o prefeito, lembrando que todo o trâmite é conduzido pelo governo do estado.
A Construtora Dias Moreira é responsável pelo andamento do trabalho em Passos Maia. O Programa Lar Legal consiste em ações contínuas e planejadas para assegurar às famílias carentes a obtenção dos títulos de propriedade dos terrenos irregularmente ocupados. O processo é uma ação conjunta do governo estadual, por meio da Cohab/SC e SST, prefeituras, Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Ministério Público e Tribunal de Justiça.
Também foi pauta da viagem o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), que tem 12 agricultores do município aguardando a liberação de recursos. A assinatura dos contratos é prevista para os próximos meses. O prefeito tratou ainda sobre o Cohab Cidadã, programa para a reforma de casas já com cerca de 30 pedidos em Passos Maia. Evandro também solicitou a construção de 20 casas de madeira tratada para o meio rural.
Na Casan o prefeito conversou com o presidente Valter José Gallina sobre obras de saneamento básico. A estatal busca recursos para o desenvolvimento de projetos em municípios com menos de 20 mil habitantes. O apoio na distribuição de água ao meio rural também foi pedido por Evandro, onde a Casan entraria com a tubulação necessária para a colocação das redes de distribuição nas propriedades.
O Dnit foi outro órgão visitado em Florianópolis. O prefeito reforçou a necessidade de uma obra para a ligação da BR-282 com a SC-154, que dá acesso ao município. Mesmo ainda sem previsão, Evandro disse que sempre é importante deixar a pauta acesa para que um projeto seja feito e ações para melhorar a segurança do local saiam do papel.
O andamento do programa SC Rural foi tratado na Secretaria de Agricultura, onde o prefeito também buscou recursos para a feira agropecuária prevista para o início de maio, com a liberação de R$ 150 mil a juro zero, recurso destinado à aquisição de novilhas leiteiras.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia