You are currently viewing Palestras contra dengue envolvem alunos de escolas e creches de Ponte Serrada

Palestras contra dengue envolvem alunos de escolas e creches de Ponte Serrada

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Estudantes também recebem orientações sobre a importância da higiene pessoal

Uma maratona de palestras educativas foi iniciada nesta semana pela Vigilância Sanitária em parceria com enfermeiras dos postos de saúde de Ponte Serrada. Crianças e adolescentes de creches e escolas recebem orientações sobre a prevenção à dengue e a importância da higiene pessoal.

Eliane Celestrino é fiscal da Vigilância Sanitária e agente da dengue no município. Ela visita as unidades de ensino sempre acompanhada de uma enfermeira da Secretaria de Saúde. Na palestra são abordados principalmente os cuidados necessários para evitar o surgimento do mosquito Aedes aegypti, causador da doença.

"O nosso carro-chefe é as crianças, porque os adultos já estão conscientizados. Então nós temos que atingir as crianças para conscientizá-las. O nosso índice de casos de dengue em Santa Catarina está muito grande", lembra a fiscal.

Nesta semana a Diretoria de Vigilância Sanitária (Dive) de Santa Catarina confirmou que os casos de dengue registrados no estado já passam de mil. Em Ponte Serrada não há sequer registro de foco do mosquito. A Vigilância monitora uma vez por semana as 23 armadilhas espalhadas pelo município, além dos 17 pontos estratégicos a cada 15 dias.

Apesar do cenário tranquilo, o cuidado deve ser contínuo. "O município é muito extenso para a gente ver tudo, e a população em geral acha que a responsabilidade é só da Vigilância, só do município, mas a responsabilidade é de todos", alerta Eliane. "Se aparecer um mosquito na sua casa, não vai picar só você, vai picar uma extensão muito grande. Então temos que estar alertas. Todos somos fiscais e temos que conscientizar o nosso vizinho a não deixar coisas que possam juntar água para a criação do mosquito", orienta.

Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada