You are currently viewing Ouro Verde desenvolve projeto para ajudar população a perder peso

Ouro Verde desenvolve projeto para ajudar população a perder peso

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Verde retomou oficialmente, na tarde desta quinta-feira (19), as atividades do Projeto "Vida Saudável".  A ação tem como objetivo reduzir a prevalência de Sobrepeso e Obesidade, alertando a população sobre a necessidade da prevenção.

Os participantes terão acompanhamento semanal com uma nutricionista, uma psicóloga, uma educadora física e um médico. Os profissionais estarão desenvolvendo diferentes atividades ao longo do ano, afim de contribuir para melhoria da qualidade de vida dos integrantes do grupo.

No primeiro dia, os participantes passaram por avaliação da pressão arterial feita por enfermeiras, entrevista e pesagem para medição do índice de massa corporal, além de receberem um kit com camiseta, boné e garrafa de água.

De acordo com a nutricionista Emanoela Capatam, o grupo surgiu há cerca de dois anos por iniciativa dos próprios pacientes que apresentavam nível de sobrepeso e obesidade.  Segundo ela, o projeto trabalha em cima de três parâmetros fundamentais: o psicológico, o nutricional e a atividade física, o que aumenta as chances de atingir melhores resultados. "Assim a perca de peso é mais rápida com todos os profissionais envolvidos e trabalhando juntos", ressalta a nutricionista.

A primeira turma de 2015 será formada por 25 participantes. Quem tiver interesse em participar deve se inscrever até o dia 2 de abril na unidade de Saúde. Para participar o principal requisito é estar no nível considerado como sobrepeso, além de muita disposição e participação.

As atividades serão realizadas duas vezes por semana, com atividades físicas e uma palestra semanal, intercalando com a psicóloga, a nutricionista e o médico do projeto.

"Quando termina a gente vê que eles sentem o resultado. Alguns perdem bastante peso e outros nem tanto, às vezes por não participar. Esse ano a gente vai ficar em cima da participação, com três faltas a pessoa já sai do grupo. Eles precisam participar porque senão vão perder informações importantes que vão estar sendo passadas ", explica Emanoela.

EXEMPLO E DETERMINAÇÃO

A atendente de farmácia, Debora Mazzucatto, foi uma das adeptas do projeto e é um dos exemplos de persistência que serve de motivação para todos do grupo. Ela conta que resolveu mudar de vida e procurar ajuda após descobrir que estava hipertensa numa consulta de rotina.

"Eu sei que eu preciso ter mais vida, preciso ter mais saúde. Por isso estou aqui. Por isso eu convido todos da cidade e do interior para vir participar. Estou junto com essas pessoas que estão se dedicando profissionalmente e dando seu carinho para nós. Elas estão disponíveis e é só a gente aproveitar", disse Debora, que com o apoio da equipe já eliminou 20 quilos em pouco mais de um ano.

LinkPress Comunicação – Ascom Ouro Verde