Passos Maia investiu recursos próprios na compra de novo equipamento
A administração municipal de Passos Maia adquiriu com recursos próprios um novo carretão agrícola para a colheita de silagem nas propriedades do interior do município. O equipamento já está sendo utilizado pela Secretaria de Agricultura, que nesta época concentra esforços na colheita de milho para a produção de silagem.
O carretão é basculante, o que facilita o trabalho, e foi comprado por R$ 12.950. Ele tem sistema hidráulico e capacidade para seis toneladas. Há um ano a administração municipal já havia adquirido um carretão para suprir a alta demanda de silagem, que em 2015 deve ser ainda maior.
O crescimento está ligado ao fato de que cada produtor recebeu novamente 12 toneladas de calcário para a correção do solo. "Os agricultores conseguiram fazer uma boa correção e o clima ajudou", destaca a diretora de Agricultura, Cleusa Gabiatti. "Neste ano está rendendo bastante a silagem, superando a do ano passado em termos de qualidade", avalia.
Em 2014 a Secretaria de Agricultura auxiliou na colheita de aproximadamente 14 mil toneladas, número que deve ser superado. "No ano passado a silagem não foi tão boa devido à estiagem", lembra Cleusa. "Agora, além de a qualidade ser melhor, a gente deve aumentar a quantidade, porque os produtores ainda estão abrindo novos silos", finaliza a diretora de Agricultura.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia