Equipamento instalado em Ponte Serrada serve para melhorar previsão de desastres naturais
A Defesa Civil de Ponte Serrada passou a contar recentemente com um pluviômetro para monitorar o volume de chuva que cai no município. O Projeto do Governo Federal com as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil visa ampliar a rede de monitoramento pluviométrico no Brasil, com o objetivo de melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais.
O coordenador da Defesa Civil de Ponte Serrada, Robson Acunha, explicou que o aparelho meteorológico é utilizado para recolher e medir em milímetros a quantidade de chuva precipitada durante um determinado período. "O aparelho está instalado na comunidade de Baía Alta, no Centro de Educação Infantil Cantinho do Saber, e os dados são monitorados pela Defesa Civil do município", acrescentou.
O pluviômetro possibilita a leitura em tempo real, com acesso remoto da Coordenadoria Regional de Defesa Civil para a análise e tomada de decisões. Outros municípios da região Oeste também receberam os equipamentos, todos instalados em pontos estratégicos.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia