Administração municipal incitou atividades nesta semana para evitar novos alagamentos
Os moradores do Bairro São Sebastião sofreram com os fortes volumes de chuva no ano passado por duas vezes. Depois das enchentes registradas em Ponte Serrada, a administração municipal contratou uma empresa especializada para realizar um levantamento de ações necessárias para evitar novas cheias.
Com o estudo em mãos, detalhando medidas pontuais, os trabalhos para contornar a situação começaram a ser desenvolvidos. Nesta semana as máquinas da Prefeitura estão fazendo a limpeza do Rio Ponte Serrada. O alargamento do leito é realizado por uma draga, que além de terra e vegetação, vem encontrando muito lixo. Bicicleta e até fogão já foram retirados de dentro da água.
O vice-prefeito e secretário de Transportes e Obras, Gilson Damaceno, disse não haver previsão para o final dos trabalhos, que, na visão dele, já apresentam resultados positivos. "Existem pontos em que a vazão está estrangulada por causa de mato e sujeira. Essa limpeza é para resolver esses problemas. A máquina entra no rio e dá para perceber que a água já está tendo uma vazão melhor do que antes".
Nesta quarta-feira, dia 11, o secretário de Administração, Valdomiro Acunha, e o prefeito Eduardo Coppini estiveram no Bairro São Sebastião, onde as ações foram iniciadas e seguirão no decorrer do curso do rio. "As atividades que estamos fazendo agora são preventivas, para que a população não venha a sofrer novamente com inundações", disse o prefeito.
Duda lamentou as enchentes de 2014, quando volumes de mais de 100 milímetros de chuva chegaram a cair em questão de horas. "Nossa intenção é dar condições para que o leito do rio comporte um volume de água superior ao de antes. Queremos também agradecer aos responsáveis pela usina, onde também houve a intervenção de maquinário para ajudar no escoamento da água", completou.
Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada