Estudantes dos cursos de zootecnia e agronomia conviverão por três semanas com famílias agricultoras
Está marcada para quinta-feira, dia 12, a chegada de 53 acadêmicos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a Ponte Serrada. Os estudantes dos cursos de zootecnia e agronomia farão um estágio em comunidades de famílias agricultoras durante três semanas. Eles serão recepcionados no Centro Comunitário a partir das 8 horas da manhã.
Os moradores do interior de Ponte Serrada vão conviver com os estagiários já a partir de quinta. No dia haverá um sorteio para definir com qual família irá cada estudante. Durante o chamado estágio de vivência, os alunos terão contato direto com a dinâmica de trabalho nas propriedades. Já no dia 21 deste mês, sábado da próxima semana, todos os estagiários e famílias envolvidas participarão de um almoço de integração na comunidade Linha Alegre.
Após a experiência prática, os estudantes vão elaborar um relatório individual sobre a vivência nas propriedades. Eles também produzirão um material com a assessoria dos professores para ser entregue ao município de Ponte Serrada, relatando a situação encontrada e o que pode ser feito para melhorar o trabalho nos locais, desde o uso de tecnologias, passando pela preservação do meio ambiente e a infraestrutura das propriedades. O programa de estágio ocorre por meio de uma parceria entre a administração municipal e a UFSC.
Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada