You are currently viewing Ponte Serrada: Órgãos participam de reunião para formar rede de proteção aos papagaios-de-peito-roxo

Ponte Serrada: Órgãos participam de reunião para formar rede de proteção aos papagaios-de-peito-roxo

Intenção é envolver mais pessoas em trabalho de defesa da espécie

O sucesso do projeto de reintrodução da espécie de papagaio-de-peito-roxo no Parque Nacional das Araucárias (PNA) não exige apenas atenção da equipe, mas precisa da parceria da comunidade. É com base na união de esforços que a ideia de criação de uma rede de proteção à espécie começou a ser colocada em prática nesta quinta-feira, dia 12.

Vários órgãos públicos se reuniram em Ponte Serrada para refletir sobre o assunto em um encontro conduzido pelo Instituto Espaço Silvestre, responsável pelo projeto de reintrodução dos papagaios no PNA. A intenção é integrar todas as esferas de poderes, além de órgãos de proteção ambiental, polícias e a própria comunidade em um trabalho de defesa da espécie.

A bióloga e doutora em zootécnica, Vanessa Tavares Kanaan, coordena o projeto. Ela disse que o principal objetivo da rede é ampliar a teia de proteção dos "roxinhos", como chama carinhosamente os papagaios. "Sem a comunidade não tem como proteger essa espécie, que é tão importante para a região. A maior ameaça dos papagaios são as pessoas. Por isso essa mudança de atitude, de consciência, é necessária", refletiu.

O prefeito de Ponte Serrada, Eduardo Coppini (Duda), assegurou que a administração municipal, que já apoia o projeto, será também parceira na formação da rede, inclusive podendo abrir um canal para a população repassar informações sobre os animais, fazendo até denúncias sobre aves capturadas. "A rede é uma união de esforços de diversos órgãos em torno de um mesmo objetivo, que é proteger a espécie", avaliou.

Duda também confirmou na reunião que a administração municipal vai estampar em todos os ônibus do transporte escolar um banner sobre o projeto de reintrodução dos papagaios no Parque das Araucárias. "Também tentaremos através de empresários e pessoas físicas, que possuem veículos desta natureza, a plotagem dos ônibus para ajudar a divulgar o projeto e conscientizar a população sobre a importância da preservação", completou.

A reunião teve a presença de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ministério Público, poderes Executivo e Legislativo e profissionais da área de Educação. A ideia é promover novos encontros para estreitar cada vez mais os propósitos da rede de proteção da espécie de papagaios-de-peito-roxo.

Terceira soltura

Depois de duas solturas desde o início do projeto em 2011, uma terceira está prevista para abril. Mas logo que voltam para a natureza, segundo Vanessa, é comum os papagaios aparecerem nas residências das comunidades. "Nesse período é de extrema importância que as pessoas não peguem os animais, não os alimentem, porque eles estão sendo treinados para se alimentar sozinhos, para voar", orienta a bióloga.

Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada