You are currently viewing Agricultores de Passos Maia devem colher 100 toneladas de pepino

Agricultores de Passos Maia devem colher 100 toneladas de pepino

Projeto apoiado pela administração municipal proporciona renda extra às famílias

Se no primeiro ano já valeu a pena, a colheita da segunda safra de pepinos promete ser ainda mais promissora para o agricultor Adão dos Santos. O morador do Assentamento Che Guevara é um dos 13 agricultores do município de Passos Maia que investiram pelo segundo ano consecutivo no plantio de pepino para conserva.

Apoiado pela administração municipal, o projeto chega à segunda safra com uma estimativa de 100 toneladas de colheita. Com o sistema de irrigação já pronto, o investimento neste ano foi bem menor, o que ampliará os lucros ao final da produção. "As plantas também estão produzindo mais porque o tempo chuvoso contribuiu", comemora Adão.

O secretário de Cidadania e Reforma Agrária de Passos Maia, Renato Lopes, observa a empolgação dos agricultores com a colheita, iniciada no dia 10 de janeiro e com previsão de seguir até março. Ele está visitando as propriedades para verificar como anda a produção. "As lavouras estão sendo bem cuidadas e se percebe uma boa colheita, podendo ultrapassar a meta esperada", avalia.

Os pepinos são colhidos e esparramados em galpões para perder a umidade. Depois vão para bolsas de vinte quilos, coletadas a cada dois dias pela empresa Demartini Alimentos, do município de Lindóia do Sul, de onde seguem para a industrialização. "O plantio do pepino foi trazido para o município pensando na agregação de renda para a pequena propriedade, pois é uma planta de ciclo curto, que pode ser colhida duas vezes no ano, e assim soma com as demais atividades da propriedade, sendo uma alternativa a mais de renda", completa Renato.

Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia