Vários agricultores de Ouro Verde estão correndo contra o tempo e recebendo auxílio de horas/máquina da prefeitura para agilizar a produção da silagem. O composto é o principal alimento dos animais, especialmente no inverno, quando aumenta a escassez de pasto em muitas propriedades.
De acordo com o secretário de Agricultura, Carlos Rosa, mesmo com a criação recente de três patrulhas agrícolas em parceria com Associações de Agricultores, a demanda pelo serviço é grande nesta época no município, que é essencialmente agrícola.
"Como temos muitos pedidos agora e o tempo não tem colaborado muito, a prefeitura está mantendo uma equipe exclusiva para socorrer esses agricultores que estão com as plantações no ponto certo e aguardando para fazer a silagem", explica Rosa.
A silagem é produzida a partir da colheita de plantações, como de milho por exemplo, que é cortado após o estado leitoso do grão, resultando em pequenos fragmentos que depois são armazenados em valas, também chamadas de silos ou trincheiras cobertas com plástico e terra.
O composto triturado é compactado e vedado dentro do silo para favorecer o processo de fermentação e, somente após 30 dias, vira um concentrado de grandes propriedades nutritivas que está pronto para servir de alimento aos animais.
LinkPress Comunicação – Ascom Ouro Verde