You are currently viewing Recuperação de estradas é tema de reuniões no interior de Passos Maia

Recuperação de estradas é tema de reuniões no interior de Passos Maia

Administração municipal se reuniu com comunidades ao longo desta semana

A administração municipal cumpriu ao longo desta semana um cronograma de reuniões nos assentamentos do interior de Passos Maia. Os encontros serviram para tratar de assuntos relacionados ao edital de chamada pública para a recuperação de estradas vicinais nos assentamentos rurais.

A primeira reunião ocorreu ainda na terça-feira, dia 27, no Assentamento Conquista do Sepé. Depois foram realizadas reuniões nos assentamentos Zumbi dos Palmares I e II, 29 de Junho, 20 de Novembro, Madre Cristina, Sapateiro I e II, Conquista dos Palmares e 13 de Junho. Moradores dos assentamentos Maria Rosa, Bom Jesus, Quiguay, Che Guevara e Taborda também debateram o tema. As reuniões com famílias dos Assentamentos União do Oeste, Sadi Padilha e Conquista do Horizonte fecharam o roteiro.

Representantes dos poderes Executivo e Legislativo, além de técnicos, secretários e presidentes de associações e cooperativas participaram dos encontros, pautados pela elaboração de propostas de implantação, complementação e recuperação de estradas vicinais internas e de acesso principal às comunidades.

Cada comunidade teve a oportunidade de, após conhecer os objetivos da chamada pública, debater a problemática das estradas nos assentamentos e a necessidade de aporte de recursos públicos do governo federal para uma intervenção de maior impacto, principalmente nos trechos mais críticos, como forma de melhorar a mobilidade rural e condições adequadas para o escoamento da produção e acesso a serviços públicos essenciais, como saúde e educação.

Os próximos passos serão o levantamento a campo para a elaboração do projeto básico e cadastramento no Banco de Projetos do Incra (BPI), o que deverá ser realizado até o dia 13 de março deste ano. A previsão para a conclusão do processo e a assinatura dos convênios de repasse deverão ocorrer no segundo semestre de 2015.

O prefeito Ivandre Bocalon (Evandro) acompanhou praticamente todas as reuniões. "Apesar de se tratar de um processo bastante complexo e burocrático, o município está fazendo sua parte e empenhando-se para acessar estes recursos extraordinários e levar condições dignas de deslocamento e escoamento da produção agrícola dos assentamentos rurais. Além de todo o trabalho desenvolvimento pela equipe administrativa municipal, estamos investindo cerca de R$ 50 mil do orçamento municipal para a elaboração dos projetos de engenharia", destacou.

Evandro ainda observou que "a sistemática de liberação de recursos públicos vem mudando nos últimos anos, como forma de melhorar o controle e fiscalização de sua aplicação", disse o prefeito. "Todavia, em que pese a complexidade das exigências, a medida tem seu lado positivo, pois evita a má aplicação, como já ocorreu em passado próximo, onde recursos expressivos foram liberados sem trazer as melhorias necessárias, vez que foi realizado um trabalho apenas superficial, e muitas vezes em desconformidade com o objeto  do convênio", pontuou o prefeito.

Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia