Com o objetivo de definir o local para a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA, em Xanxerê, o Prefeito, Ademir Gasparini, junto com o secretário de obras Jorge Antoniolli, secretário da saúde Nédio Conci, secretário de administração e finanças Fernando Dal Zot e o Assessor de Captação de Recursos Rivael Freschi, visitaram nesta segunda-feira (26), dois terrenos para a construção desta unidade.
Na avaliação, entre os locais visitados, o terreno considerado como o mais adequado e melhor localizado para atender a demanda e facilitar o fluxo dos pacientes, está situado na Rua La Salle, próximo a empresa Vantec. O terreno possui uma área de mais de 2000 m² e já pertence ao município.
A partir da conclusão da UPA todo o paciente que necessitar de um atendimento médico, irá passar pela UPA, e se houver necessidade encaminhado para o hospital, à exemplo de pacientes graves atendidos pelo Samu e Corpo de Bombeiros, que serão conduzidos diretamente ao hospital.
A UPA funcionará 24 horas, e o objetivo é resolver grande parte das urgências e emergências e diminuir as filas nos Prontos – Socorros dos hospitais. A forma de atendimento será por classificação de risco, ou seja, quanto mais grave a situação, mais rápido será o atendimento.
Neste momento serão concluídos os projetos e o próximo passo será lançar o edital de licitação. A UPA construída em Xanxerê, terá capacidade de atender até 150 pacientes por dia.
Ciro Bohn – Ascom Xanxerê