Trabalho é desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente de Ponte Serrada
A propriedade do senhor Francisco Galvão recebeu na manhã desta segunda-feira, dia 1º, cerca de 70 mudas de árvores nativas. O morador da Vila Pouso dos Tropeiros (CTG), interior de Ponte Serrada, foi o primeiro beneficiado por uma ação desenvolvida pela administração municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente.
O trabalho é voltado à recuperação e proteção de nascentes de água. Seu Francisco recebe na propriedade uma água que desce límpida de cima de um morro. "É fresquinha, potável, a gente usa aqui", diz ele. Aos 61 anos, o aposentado pensa no plantio das árvores para favorecer o futuro dos filhos e netos. "Nós temos que proteger a natureza, deixar o exemplo".
Doadas à Secretaria pela Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), as mudas são de seis espécies e deverão ocupar outras propriedades do município. O secretário Airto Modanese aponta que o projeto de recuperação e proteção das nasces prosseguirá inclusive no próximo ano.
Além de um mapeamento pré-elaborado dos locais, os proprietários também podem procurar a Secretaria e manifestar o interesse pelas mudas de árvore. "Nós vivemos uma crise hídrica. É muito importante que todos tenham consciência de que a água é vital para a sobrevivência e precisa ser cuidada", completa Airto.
Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada