Pais que ainda não vacinaram os filhos devem procurar uma unidade de saúde até o final desta semana
A Secretaria de Saúde de Passos Maia divulgou nesta semana o percentual de crianças já vacinadas na campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite. O município registra 89% do público-alvo imunizado. Os pais têm até sexta-feira, dia 28, para levar os filhos ainda não vacinados a uma unidade de saúde do município.
A imunização começou no dia 8 de novembro em todo o país. No caso do sarampo, a vacinação é feita em crianças entre um e cinco anos incompletos. Cerca de dez milhões de crianças devem ser imunizadas com a tríplice viral em todo o Brasil. A vacina também protege contra a rubéola e a caxumba.
O país está livre da poliomielite, doença que pode provocar uma paralisia irreversível, desde 1990. No entanto, a enfermeira Gracielle Arienti Orlandin reforça que a vacinação continua sendo muito importante. "Como ainda há casos da doença em outros países e a circulação de pessoas pelo mundo é grande, a imunização é necessária para que não haja a reintrodução da doença", explica.
Além da poliomielite, na mesma oportunidade as crianças recebem a vacina contra o sarampo, uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa, onde os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão do sarampo ocorre de uma pessoa para outra, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia