O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Xanxerê (SENAI) realizou, na noite desta quinta-feira (13), a aula inaugural do curso de Eletricista Predial do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Ouro Verde. A turma é formada por 25 alunos que serão capacitados na área de execução, manutenção e reparação de instalações elétricas em ambientes residenciais, comerciais e prediais de baixa tensão.
A aula inaugural aconteceu na Escola Municipal Benvenutto Tacca e contou com a presença da prefeita Rosane Minetto Selig, da secretária de Assistência Social Cassiê Fontana Santos, da secretária de Educação Almeri Festa e da diretora do estabelecimento de ensino Elaine Scheis, além de pais dos estudantes e representantes do Senai de Xanxerê, instituição de ensino responsável pela execução do curso.
O curso do Pronatec é totalmente gratuito, com aulas no período noturno pelo menos três vezes por semana, totalizando uma carga horária de 220h. Além de receber material escolar, o aluno também receberá uniforme e ajuda de custo com alimentação.
Conforme o coordenador do Núcleo de Qualificação Profissional do Senai de Xanxerê, Willi Robert Sobotka, o curso será dividido em aulas teóricas e práticas, com objetivo de preparar o aluno a desenvolver a profissão de Eletricista Predial, abrindo assim portas para o mercado de trabalho seja de maneira autônoma ou em alguma empresa e indústria que necessite deste profissional.
"É um curso profissionalizante gratuito. Eles vão aprender a parte básica desde uma simples instalação de uma lâmpada, tomada e interruptores, até a parte de automação, que é mais complicada, como porteiro eletrônico, com sensores, fotocélula e outros dispositivos que hoje uma residência poder ter", explica.
Novos cursos
Segundo a secretária de Planejamento e Assistência Social de Ouro Verde, Cassiê Fontana Santos, o intuito dos cursos do Pronatec é atender principalmente os jovens para que não fiquem ociosos e possam ter uma profissão no futuro, bem como qualificar a mão de obra já existente no município, melhorando a renda das famílias.
"Esse curso de eletricista predial é o primeiro do Pronatec aqui no município, mas já estamos pleiteando, junto às instituições parceiras, mais três outros cursos que são: auxiliar administrativo, mecânico de máquinas agrícolas e de reparos e manutenção de computadores", ressalta a secretária.
A prefeita Rosane Minetto Selig ressaltou a importância do Pronatec para Ouro Verde, que segundo ela, é uma excelente oportunidade para que os alunos, em sua maioria jovens, possam estar entrando no mercado de trabalho, conquistando o primeiro emprego. "Essa é uma grande conquista para Ouro Verde que pela primeira vez nos temos um curso aqui. Antes nós usávamos as vagas remanescentes de outros municípios e tínhamos que nos deslocar. Hoje o Pronatec veio até Ouro Verde. Então é o primeiro passo de muitos que queremos dar", ressalta a prefeita.
LinkPress Comunicação – Ascom Ouro Verde