O Governo de Xaxim, através da Secretaria de Saúde em parceria com a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), inaugurou na tarde desta quarta-feira (5), no Bairro Guarany, atividades de equoterapia. O serviço vai contemplar pacientes atendidos pelo sistema de saúde municipal. O objetivo é proporcionar mais qualidade de vida para a população xaxinense.
A equoterapia, reconhecida como método terapêutico pelo Conselho Federal de Medicina em 1997, consiste no uso do cavalo como forma de terapia. Sabendo da importância da atividade, o Governo de Xaxim, enviou para a Câmara de Vereadores, um projeto de lei, sugerindo a realização de um trabalho em parceria com o Centro de Equoterapia da APAE e as atividades já desenvolvidas por essa entidade. A intenção é proporcionar a reintegração e desenvolvimento das potencialidades de pessoas com necessidades especiais ou com problemas de saúde, sejam eles permanentes ou temporários.
Os pacientes avaliados pelos especialistas da saúde com a indicação para a equoterapia, terão a disposição a estrutura do Centro de Equoterapia da APAE e um cavalo devidamente treinado para a terapia. Os atendimentos serão individuais, com duração de 45 minutos, em horários pré-estabelecidos, uma vez por semana (nas segundas e sextas à tarde). Em cada sessão atuará o cavalo, o profissional que conduz o cavalo, e um profissional em cada lado do cavalo.
No evento estiveram presentes o Vice-prefeito de Xaxim, Dr. Luis Felipe Diniz Fagundes, a Secretária de Saúde, Joseane Sampaio e a Presidente da Apae, Maris Stella Simonatto, além de Secretários e Diretores Municipais. Conforme o Prefeito Orso, "o Centro de Equoterapia é um ganho para o município que pode contribuir de forma determinante com as pessoas que possuem alguma deficiência. É uma atividade louvável, com resultados incríveis e que merece toda nossa atenção," afirma.
Para o desenvolvimento das atividades, a Secretaria de Saúde fará o repasse de R$ 500,00 mensais para a APAE e ficará responsável pelos profissionais de terapia ocupacional (Luciene Vitorino Jocoski), fisioterapeuta (Fernanda Dalla Cort) e de educação física (Jean Cabral).
A Secretária de Saúde do município, Joseane Sampaio, destaca que "além de toda a contribuição nos ganhos físicos do paciente, há uma melhora muito significativa no ganho de autoestima, segurança e confiança do paciente. Ficamos muito felizes em desenvolver ações que cumpram com o papel de ajudar as pessoas. Queremos destacar e agradecer ao apoio incondicional da APAE no desenvolvimento dessa parceria," destaca.
O Vice-Prefeito do município de Xaxim, Dr. Luis Felipe Diniz Fagundes, enalteceu durante o evento que a equoterapia é um recurso terapêutico que pode ser aplicado nas áreas de saúde (pessoas com deficiências físicas, sensoriais e/ou mentais), educação (pessoas com necessidades educacionais especiais) e social (pessoas com distúrbios evolutivos e/ou comportamental). "Nós, enquanto Governo Municipal, não estamos medindo esforços na busca de alternativas que contribuam com o desenvolvimento de políticas e ações em prol dos nossos xaxinenses. Atividades como essa, que comprovam resultados extremamente positivos, estão ganhando investimentos e valorização," finalizou Dr. Diniz.
Patrícia Vanzin – Ascom Xaxim