Trabalho previsto para ser concluído em novembro é feito para melhorar a atuação das agentes comunitárias de saúde
A Secretaria de Saúde de Ponte Serrada está realizando um remapeamento do território municipal para distribuir melhor as agentes comunitárias de saúde, que fazem parte da Estratégia Saúde da Família (ESF) ao lado de um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um médico, um dentista e um auxiliar de saúde bucal.
O trabalho deve abranger cem por cento do território do município. O atual mapeamento deixa descobertas algumas áreas, como a Vila Pouso dos Tropeiros (CTG), Vida Nova e parte da Cohab. "Por isso a Secretaria de Saúde contratou a empresa Vital Treinamentos, com profissionais especializados, com a finalidade de reorganizar as ESFs, sendo que cada agente comunitária de saúde atenderá um número máximo de 750 pessoas e cada equipe 400 pessoas", explica o secretário Nedio Morandini.
Um recadastramento das famílias está sendo realizado pelas agentes, depois haverá a divisão de cada área com cores diferentes, gerando um remapeamento para o atendimento de cada pessoa em sua área de abrangência. "Por exemplo, se mora no CTG, será atendido no CTG. Se é morador da Baía Alta, o atendimento será na unidade de lá. E conforme a comunidade do interior, será atendido na unidade mais próxima, o que vai ser definido no término do remapeamento", aponta o secretário.
A previsão é de que o trabalho esteja pronto até o final do mês de novembro. "Pedimos a todos os moradores do município, que estão sendo visitados pelas agentes, que recebam bem elas em suas residências. Até o final do mês de novembro este trabalho estará finalizado e pronto para atender a população", reforça Nedio.
O secretário ainda lembra que a atenção básica caracteriza-se por um conjunto de ações no âmbito individual e coletivo, que abrange desde a prevenção até o diagnóstico e tratamento. "Está estabelecido que cada profissional desenvolva suas funções para o bom andamento do trabalho e a qualidade da assistência a toda a população. O mapeamento inteligente vai possibilitar definir estratégias de atuação para os indicadores de saúde de cada área", avalia.
"Observando que o treinamento constante é fator determinante para o sucesso do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF) e Estratégia Agentes Comunitários de Saúde, a administração municipal não mediu esforços para capacitar suas equipes de ESF e reorganizar toda a estratégia, incentivando a atenção básica e a estratégia de saúde das famílias de todo o município", completa o secretário.
Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada