Da mesma forma como a maioria das prefeituras da região e com o intuito de gerar economia aos cofres públicos e equilibrar o orçamento, a Prefeitura de Xaxim, irá adotar turno único de expediente a partir da próxima segunda-feira (27). De acordo com o Decreto nº 431/2014, assinado pelo Prefeito Idacir Antonio Orso, o expediente passará a ser das12h30min às 18h30min.
A medida foi implementada com o objetivo de reduzir gastos. Segundo o Chefe do Executivo, a queda de arrecadação do município nos últimos meses, somadas as restrições do período eleitoral, estiveram entre os fatores decisivos. "Estamos passando por um período difícil, uma situação inevitável, que nos obrigou a tomar uma série de medidas para podermos equilibrar as contas. O cidadão pode ter a certeza de que esse não era nosso desejo. Apesar disso, não estamos fugindo e nem negligenciando com nossas obrigações. Estamos cientes de nossas responsabilidades e estamos procurando atender a população da melhor forma possível, sem ônus ou perdas para o cidadão. Os serviços essenciais serão mantidos", ressalta.
Com o turno único, a Prefeitura pretende promover economia no consumo de luz, material de expediente, telefones fixo e móvel, pagamento de horas extras, locomoção, entre outros. Permanecem em horário normal de atendimento: A Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e as unidades a elas ligadas. Também seguem atendendo normalmente o CREAS; CRAS; CEACA; o Serviço de Acolhimento Institucional (Abrigo Municipal), pertencentes à Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação; o Projeto Vida Saudável, da Secretaria de Saúde e Secretaria da Mulher, Juventude e Terceira Idade; o Departamento de Serviços Urbanos; Setor de Máquinas da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e o Parque de Máquinas da Secretaria de Infraestrutura, das 07h às 13h.
Conforme o decreto, o turno único prosseguirá até o dia 21 de fevereiro de 2015. Apesar disso, o Executivo Municipal pode a qualquer momento restabelecer horários em setores ou órgãos, onde for constatada a necessidade.
Patrícia Vanzin – Ascom Xaxim