You are currently viewing Palestra e dia D de coleta vão marcar Outubro Rosa em Ponte Serrada

Palestra e dia D de coleta vão marcar Outubro Rosa em Ponte Serrada

Postos de Saúde de todo o município trabalham campanha de prevenção do câncer de mama

O Outubro Rosa é um movimento popular que envolve todo o mundo. O laço cor-de-rosa simboliza a luta contra o câncer de mama, e a mobilização é justamente para conscientizar a população, empresas e entidades sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

A Secretaria de Saúde de Ponte Serrada está envolvendo os quatro Postos de Saúde do município na campanha. Todas as mulheres a partir de 40 anos de idade devem realizar o preventivo de colo do útero e encaminhar a mamografia. Com a detecção precoce da doença, as chances de cura chegam a 90%.

Para reforçar a conscientização, na terça-feira da próxima semana, dia 21, uma palestra com o ginecologista e obstetra Flávio Filappi, de Xanxerê, será realizada a partir das 19 horas no Centro da Terceira Idade. O psicólogo Elizandro Pagani, de Chapecó, também vai palestrar e fazer dinâmicas com as participantes durante o evento.

Já no sábado da próxima semana, dia 25, o dia D de coleta do preventivo vai acontecer durante a manhã e tarde nos quatro Postos de Saúde de Ponte Serrada. As enfermeiras realizarão as coletas ao longo do dia nas unidades do Centro, Baía Alta, Bairro Bela Vista e Vila Pouso dos Tropeiros (CTG). Cada mulher deve ir até o posto mais próximo para realizar o preventivo e encaminhar a mamografia.

Alerta

No Brasil surgem em torno de 52 mil novos casos de câncer de mama por ano. Do total, cerca de 45% se encontram em estágios avançados da doença quando são detectados. Mais de 30 mulheres morrem de câncer de mama todos os dias no Brasil. Entretanto, se diagnosticada com antecedência, a doença tem grandes chances de cura.

Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada