Programa em parceria entre a administração municipal e o Sesi ainda tem vagas para mais alunos
As poucas semanas de atividades do programa Atleta do Futuro Olímpico já são suficientes para uma avaliação positiva do projeto. A parceria entre a administração municipal e o Serviço Social da Indústria (Sesi) está envolvendo centenas de estudantes de Ponte Serrada em uma série de modalidades esportivas. Já são mais de 200 alunos inscritos e a intenção é chegar a 300.
O trabalho acontece com crianças desde os seis anos até adolescentes de 17. Todo o material é oferecido gratuitamente, com kits específicos para as modalidades de atletismo, badminton, basquetebol, hóquei na grama, rúgbi, tênis de campo e voleibol. Além de aulas de iniciação motora e prática esportiva, os participantes aprender valores como ética, respeito e trabalho em equipe.
O professor de educação física, Rafael Marchioro, coordena o projeto. Ele diz que as primeiras modalidades trabalhadas estão sendo voleibol e hóquei. Logo os treinamentos de rúgbi e basquetebol devem ser iniciados. "A gente faz atividades diferenciadas, de coordenação, desenvolvimento da modalidade", explica. "Quem tiver interesse em participar, procure o Departamento Municipal de Esportes (DME) ou até mesmo o ginásio", indica Rafael.
O sucesso repentino do projeto também é comemorado pelo prefeito Eduardo Coppini (Duda). "A administração está muito satisfeita com o resultado. Ponte Serrada foi um dos poucos municípios do Oeste beneficiados com o projeto. São 200 crianças já envolvidas, e aguardamos com muita ansiedade que possamos atingir o número de 300, que é o nosso objetivo. Parabenizamos o Sesi pela parceria com o município, além dos professores que estão no comando das atividades".
Duda ainda reforça o convite para que novos estudantes comecem a participar. "O envolvimento nesse projeto não depende apenas da Prefeitura e do Sesi. É importantíssima a conscientização e mobilização das famílias. Façam com que seus filhos participem, ocupando o tempo com atividades sadias. Pedimos que os pais se envolvam e incentivem os seus filhos a participarem, se juntado às crianças que já fazem parte do projeto", sugere o prefeito.
Os treinamentos ocorrem sempre em turnos diferentes aos de estudo. Nas terças-feiras as atividades são realizadas com alunos na Vila Pouso dos Tropeiros (CTG). Nas quartas o trabalho envolve estudante no Bairro Antonio Paglia. Já as quintas e sextas-feiras estão reservadas para os treinos no Ginásio Jorge Konder Bornhausen, no distrito de Baía Alta. "É um projeto muito interessante, com material muito bom. Ele vem para somar", assegura o professor Rafael Marchioro.
Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada