You are currently viewing Rio Ponte Serrada é tema de encontro entre administração e Ministério Público

Rio Ponte Serrada é tema de encontro entre administração e Ministério Público

Ações para prevenir problemas com as cheias estão sendo adotadas pelo município

O prefeito Eduardo Coppini (Duda) e o promotor Fernando Rodrigues de Menezes Júnior participaram de uma reunião na manhã desta terça-feira, dia 7, para debater a situação do Rio Ponte Serrada. Um representante da usina instalada logo abaixo à Cachoeira Vicenzi e um profissional contratado pela administração para avaliar os trabalhos necessários no rio também estiveram presentes, além do setor de engenharia da Prefeitura.

Um estudo prévio sobre o rio já foi realizado pela empresa Desenvolver Gestão Ambiental e de Negócios, do município de Ouro. Agora a administração aguarda informações avançadas para definir linhas de ações práticas nos locais que vêm sofrendo com a intensidade de chuva nos últimos meses. O município foi atingido ainda no final de junho por uma enchente, que voltou a ocorrer na última semana após uma nova grande precipitação.

Duda assegura que todas as medidas possíveis para prevenir futuros danos já vêm sendo adotadas. Com base nos primeiros estudos técnicos realizados no rio, entre as grandes motivações para as enchentes estão as ocupações irregulares, como as construções em locais inadequados e o depósito de entulhos dentro do leito.

Os próximos passos, segundo o prefeito, se concentram em finalizar o levantamento para que um plano emergencial seja elaborado e executado. "O município está contratando essa empresa com recursos próprios para depois, de forma emergencial, tomar as medidas necessárias e tentar evitar novas inundações no período previsto de chuva, já em outubro e novembro", aponta.

A administração municipal inclusive já manteve contato com a gerência regional da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), em Joaçaba, com o objetivo de agilizar a análise do pedido de liberação para a realização de intervenções ao longo do curso do rio, especialmente entre o Bairro São Sebastião e a cachoeira. "O trabalho prático ainda não está totalmente definido, o que deve ocorrer logo após mais um levantamento para ver os pontos onde serão realizadas as intervenções", aguarda o prefeito.

Jhonatan Coppini – Ascom Ponte Serrada