You are currently viewing Espaço Cidadão de Abelardo Luz comprova que investir no potencial das crianças e adolescentes dá resultado

Espaço Cidadão de Abelardo Luz comprova que investir no potencial das crianças e adolescentes dá resultado

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Uma grande conquista na área esportiva é um marco para os alunos atendidos pelo Espaço Cidadão de Abelardo Luz. Uma equipe de 19 adolescentes e duas crianças, sob a coordenação do sensei Léo Lima venceram o Campeonato Estadual de Judô sub-15, que aconteceu na cidade de Porto Belo. Além do troféu geral, os alunos trouxeram 11 medalhas de ouro, quatro de prata e três de bronze.

"O resultado foi muito positivo, enfrentamos grandes equipes como Florianópolis, Blumenau e Tubarão e tivemos sucesso na nossa jornada. A mobilização, a união e força de vontade de todos foi fundamental para esse troféu inédito para Abelardo Luz", destaca Léo Lima. O Espaço Cidadão é um Centro Integrado de Políticas Públicas do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e funcionada no bairro São João Maria, atendendo crianças e adolescentes no período complementar da sala de aula.

A coordenadora do Espaço Cidadão, Franciele Zanchet conta que a necessidade de criar esse espaço surgiu do primeiro diagnóstico feito  da política de crianças e adolescentes no município, em 2011, onde se detectou que o maior número de crianças e adolescentes que não eram atendidos pelos programas sociais eram oriundos do bairro São João Maria. "A partir disso foi conseguido recursos para construção desse equipamento social que atende os alunos com dança, teatro, tênis, educação física e artes, com uma quadra de esportes e parquinho infantil, no horário alternado da escola. Todas essas atividades tem o objetivo de incluir não só os alunos, mas suas famílias também com uma equipe técnica de psicóloga e assistente social", afirma.

Outro projeto inovador desenvolvido pelo Espaço é a Promoção de Qualidade de Vida coordenado pela assistente social, Gracieli Maria. "Em conjunto com os alunos e comunidade estamos montando uma maquete de todo bairro prevendo locais de lazer, esporte e convivência, que hoje o bairro ainda não possui, com isso estamos buscando fortalecer os vínculos das famílias", explica Gracieli.

Luciane Bosenbecker – Ascom Abelardo Luz