You are currently viewing Xaxim legaliza terrenos no Bairro Primavera

Xaxim legaliza terrenos no Bairro Primavera

Mais uma reunião do cronograma de encontros de regularização fundiária, aconteceu na noite da última terça-feira (23). Desta vez o encontro reuniu moradores do Bairro Primavera, no salão comunitário. A intenção da Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação, é garantir a documentação dos terrenos e dar dignidade para as famílias de baixa renda, através do programa Lar Legal.

O Secretário de Assistência Social e Habitação, Uilian Cavalheiro, diz que através das audiências públicas que estão sendo realizadas por toda a cidade, o Governo Municipal pretende formalizar documentos de terreno ou imóveis, garantindo que as pessoas tenham acesso à financiamentos e programas sociais, através da escrituração do terreno e do registro, da forma correta como determinado em lei. "A regularização do imóvel permitirá que o proprietário participe de programas habitacionais, valorize a compra e venda, garanta a segurança na posse, além de acesso ao serviço público como água, luz, telefone, calçamento e transporte," afirma o Secretário.

Segundo Uilian Cavalheiro, já foi realizado um mapeamento das áreas do município, após serão realizadas audiências públicas e posteriormente encaminhamento da documentação. O processo terá duração de aproximadamente um ano. O valor da regularização é de R$ 900 por família, podendo ser parcelado em até 20 vezes.

O Programa de Regularização Fundiária Lar Legal é coordenado pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, em parceria com a Assembleia Legislativa, Ministério Público, Tribunal de Justiça de Santa Catarina e Administração de Xaxim, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação. Para participar do programa, os interessados devem comparecer nas reuniões dos respectivos bairros, nas seguintes datas:

–    No dia 26, às 19h, no salão comunitário do Bairro Bela Vista, envolvendo também moradores do Bairro Chagas;

–    No dia 09 de outubro, às 19h, no salão comunitário do Bairro Dr. Ari Lunardi;

–  No dia 13 de outubro, às 19h, no salão comunitário da comunidade de Vila Diadema, envolvendo também moradores da comunidade São Jorge;

–   E no dia 21 de outubro, às 19h, na Câmara de Vereadores, no centro de Xaxim;

Documentação necessária:

  • CPF do autor (do casal, se legalmente casados);
  • RG do autor (do casal, se legalmente casados);
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Contrato de Compra e Venda ou Declaração de Transferência de Posse, com Firma reconhecida;
  • Comprovante de Residência do local onde mora (preferencialmente do lote a ser regularizado).
  • Inscrição e extrato do CADÚNICO (obtido na Secretaria de Assistência Social e Habitação do município), baixa renda;
  • Outros documentos que comprovam a convivência no lote ou moradia a mais de cinco anos, tais como: IPTU, contas de água e luz, fotos, testemunhos de vizinhos que comprovem a sua moradia.

Patrícia Vanzin – Ascom Xaxim